Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

12/11/2014 -

Comemoração marca 1º ano de reestruturação e ampliação da Seção Judiciária do Amapá

Comemoração marca 1º ano de reestruturação e ampliação da Seção Judiciária do Amapá

Seção Judiciária do Amapá comemora um ano de instalação da 4ª, 5ª e 6ª varas federais. Na ocasião, 13 servidores que completaram 10 e 20 anos de serviço efetivo na Justiça Federal foram homenageados com a entrega de diplomas e botons. A solenidade foi conduzida pela juíza federal Lívia Cristina Marques Peres, nesta quarta-feira (12) no auditório da seccional. O evento contou com a participação do juiz federal Anselmo Gonçalves da Silva, vice-diretor do foro, e dos juízes substitutos Rodrigo Parente Paiva Bentemuller e Togo Paulo Pena Ricci.
As três varas federais, criadas pela LEI Nº 12.762, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012, foram instaladas oficialmente em 12/11/2013. “Posso dizer que ousadia precisa foi a que norteou o magistrado Anselmo Gonçalves, quando à frente da direção do foro, propôs a ampliação da justiça federal do Amapá nos moldes hoje vigentes!”, destacou diretora do foro em seu pronunciamento.
A juíza Lívia Cristina falou sobre o marco que representou tal reestruturação tanto para a seção judiciária do Amapá, quanto para a população, no que concerne à busca da efetiva pacificação social, segundo ela “em uma sociedade litigiosa por essência”. A magistrada lembrou ainda que a ampliação da seccional possibilitou a posse, no mesmo evento, de mais de 30 servidores que passaram a integrar o quadro funcional da Primeira Região.
Para o juiz federal Anselmo Gonçalves da Silva, a instalação das três novas unidades judiciais representa, além de uma mudança de paradigma, um avanço ao atendimento jurisdicional. O decano da seccional enfatizou a importância da expansão na estrutura administrativa que vem ao encontro de um aumento significativo de litígios: “tal incremento tornou ainda mais ágil o julgamento da elevada demanda judicial”, afirmou.
O juiz federal substituto Rodrigo Parente Paiva Bentemuller parabenizou os servidores homenageados destacando a importância da troca de experiência entre os servidores pioneiros e os mais recentes: “a mescla de conhecimento com a formatação das novas varas favorece o aprimoramento do atendimento jurisdicional e quem ganha com isso é a população”, enfatizou.
Em nome dos homenageados, o servidor José Ivo Casimiro – com 20 anos de serviço à Justiça Federal, lembrou a época em que o trabalho era praticamente todo manual, com o uso de datilografia, carbono e outros instrumentos, hoje obsoletos, superados pela grandiosa estrutura oferecida pela seção judiciária.
Após a sessão solene, servidores e magistrados confraternizaram-se em um almoço na própria sede da Justiça Federal.


69 visualizações