O novo Diretor do Foro da Seção Judiciária do Amapá, juiz federal Hilton Sávio Gonçalo Pires tomou posse nesta segunda-feira, 11 de junho, em cerimônia breve, realizada no auditório da seccional.
Durante o ato solene, o magistrado decano da Seção Judiciária do Amapá Juiz Federal Anselmo Gonçalves da Silva se manifestou com imensa honra pelo convite para conduzir o ato protocolar.
O Juiz Federal Hilton Sávio Gonçalo Pires prestou o compromisso solene de posse e, após a leitura do termo pelo Diretor de Secretaria Administrativa José Denilson de Sousa Cruz, assinou o documento, que teve por base legal a Portaria nº 5961137 de quatro de maio de 2018 da Presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que designou o Diretor do Foro Juiz Federal Hilton Sávio Gonçalo Píres e do Vice-Diretor Jucélio Fleury Neto para o biênio 2018-2020.
O Diretor do Foro Juiz Federal Hilton Sávio Gonçalo Pires agradeceu as palavras elogiosas do magistrado decano da Seção Judiciária do Amapá Juiz Federal Anselmo Gonçalves da Silva, concomitantemente saudando as autoridades presentes, servidores, colaboradores e estagiários presentes.
Estiveram presentes à mesa de honra o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá Desembargador Carlos Tork, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá Desembargador Manoel de Souza Brito, o Procurador-Chefe da Procuradoria da República no Estado do Amapá Antonio Augusto Teixeira Diniz, o Procurador-Chefe da Procuradoria da União no Estado do Amapá dr. Utan Lisboa Galdino, o Procurador-Chefe da Procuradoria da Fazenda Nacional no Estado do Amapá dr. José Augusto Souza de Oliveira e o Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Amapá Delegado Dorival Ranuci Júnior. Estavam presentes, também, na solenidade, Dra. Lívia Cristina Marques Peres, Coordenadora dos Juizados Especiais Federais e Juíza Titular da 3ª Vara no Amapá, o Dr. João Brás Pires e Dra. Geires Maria Gonçalo de Sousa Pires, pais do Diretor do Foro, e Dra. Lana Pelaes, esposa do Juiz Federal Hilton Sávio Gonçalo Pires.
Na ocasião, o Diretor do Foro fez questão de registrar a ausência do Vice-Diretor Juiz Federal Jucélio Fleury Neto por estar em gozo de férias, mas que continuará na gestão e contribuirá, especialmente, ante sua prévia experiência, inclusive como Diretor do Foro desta Seccional.
Dando continuidade, no seu pronunciamento, o Juiz Federal Hilton Sávio Gonçalo Pires evidenciou grande expectativa na sua transferência do TRF2 para o TRF1, pois ele veio, também, com a finalidade de aproximar a sua família oriunda de Goiás e do Maranhão. Sublinhou, ainda que, profissionalmente, tem sido um desafio constante, mas sempre gratificante, atuar como gestor, uma vez que não possui formação para tanto: entretanto, contando com um corpo de servidores comprometidos e responsáveis no desempenho das suas atribuições e competências, as obrigações são menos árduas do que de outra forma.
Por fim, agradeceu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região pela indicação na continuidade da gestão, a qual espera atender a contento.