Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

25/11/2014 -

Encerrado curso de Gestão do Poder Judiciário na Seccional do Amapá

Encerrado curso de Gestão do Poder Judiciário na Seccional do Amapá

Encerrou nesta sexta-feira (21) a última etapa do curso de GESTÃO DO PODER JUDICIÁRIO direcionado aos servidores ocupantes de funções gerenciais na Justiça Federal/Seção Judiciária do Amapá.

Com o objetivo de desenvolver habilidades gerenciais, visando à otimização do desempenho das equipes de trabalho, a capacitação proporcionou um amplo debate com compartilhamento de vivências e dinâmicas eficazes e eficientes no âmbito da Justiça Federal do Amapá, pontuando aspectos positivos, sem desconsiderar os pontos negativos na prática rotineira cotidiana da Seccional.
Ministrada por facilitadores internos, a 2ª fase da capacitação ocorreu de forma intensiva, em três dias consecutivos, nos turnos manhã e tarde, com a carga horária total dividida entre encontros presenciais e atividades externas. No primeiro dia, o palestrante José Denílson de Souza Cruz – Supervisor da Seção de contabilidade – SECOB, fez um delineamento do sistema de gestão (experiência e demonstrativo) dentro da Seção Judiciária do Amapá, com base no relatório de gestão do ano de 2013, com foco no controle da administração pública, tendo os seguintes itens elucidados: normatização, registros, medição, tratamento de falhas, análise crítica e resultado da implementação dos elementos do sistema de gestão, dentro da área de atuação de cada setor participante.
De forma abrangente, englobando a área administrativa e judicial, o servidor Emanuel Vaz Almeida Silva – Diretor do Núcleo de Administração – NUCAD, promoveu mais do que uma discussão acerca da estrutura do judiciário, tendo como tela a Justiça Federal do Amapá, suscitou uma profunda reflexão a partir de um vídeo com o tema: A Gestão do Judiciário – O que emperra o Sistema? -com Maria Tereza Sadek – diretora de pesquisa do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais e o Ministro do STJ Luís Felipe Salomão.
As ações de trabalho, direcionadas por um planejamento estratégico dividido em três dimensões: macro, tático e operacional, segundo Emanuel Vaz, compõem o chamado ciclo de PDCA – Planejamento, Direção, Controle e Ação, como ferramenta imprescindível num sistema de gestão da qualidade.
Finalizando o curso, Flavyo Henrique Costa Santos – Supervisor da Seção de Bem-Estar Social - SEBES, traçou um perfil do gestor como líder, contrário à visão obsoleta do chefe que apenas comanda, como se não fosse parte da estrutura organizacional.
De acordo com o Supervisor, é fundamental que se crie um ambiente higiênico, saudável para o desenvolvimento das atividades no setor do trabalho. Para tanto, além do planejamento e organização, a postura ética e o compromisso com a instituição e com o jurisdicionado compõem uma base que serve como premissa: “A estrutura do possível, da melhor forma possível”, enfatizou.
A capacitação dos diretores e supervisores, que está contemplada na Lei 11.416/2006 -, regulamentada pela Resolução 03/2008 do CJF, contou com a participação de 40 servidores da Seção Judiciária do Amapá.


65 visualizações

Veja também