05/05/2022 -
Justiça Federal do Amapá realiza a primeira sessão plenária do Tribunal do Júri
A Seção Judiciária do Amapá (SJAP) realizou na última quarta-feira (4) a primeira sessão plenária do Tribunal do Júri, desde a elevação do extinto Território Federal do Amapá à categoria de Estado. Presidida pelo Juiz Federal Titular da 4ª Vara Criminal do Amapá, Dr. Mário de Paulo Franco Júnior, essa sessão histórica levou a julgamento o réu Ronaldo Lima, conhecido por Brabo, que foi condenado a 130 anos de prisão pela morte dos oficiais franceses Sebastien Pissot e Stephane Moralia e por outras 22 tentativas de homicídio. A sentença foi lida na madrugada desta quinta-feira (5), após 17 horas de julgamento. O conselho de sentença, formado por sete cidadãos, decidiu por maioria pela condenação do acusado.
Os homicídios e as tentativas de homicídio aconteceram em 27 junho de 2012 na Guiana Francesa, durante uma operação de forças policiais francesas numa região de garimpos ilegais no município de Maripasoula. Na ocasião, um efetivo de 40 agentes deslocou-se para Dorlin em quatro helicópteros. Porém, houve o recuo da operação, após uma das aeronaves, com seis policiais a bordo, ser atacada por tiros de fuzil. A ação foi retomada quatro horas depois, com 18 agentes, que desembarcaram em local mais afastado e seguiram por terra em direção ao garimpo. No caminho, foram surpreendidos por uma emboscada e alvejados com tiros de fuzil. Sebastien Pissot e Stephane Moralia foram mortos e três gendarmes ficaram feridos.
O julgamento foi transmitido pelo Youtube, no canal da Justiça Federal do Amapá, em Português, com tradução simultânea para o Francês, no canal do MPF. O magistrado de ligação da França no Brasil, Alain Zakrajsek, acompanhou a sessão presencialmente.
Seção de Comunicação Social
Seção Judiciária do Amapá
(96) 3198-9350 | (96) 3198-9503
169 visualizações