07/02/18 11:41
A Seção Judiciária do Amapá recebeu, no dia 08/01, o novo magistrado da 5ª Vara, o Juiz Federal Leonardo Hernandez Santos Soares, removido da Subseção Judiciária de Bom Jesus da Lapa no Estado da Bahia, onde assumiu suas atividades no início de 2017 .
O Juiz Federal Leonardo Hernandez Santos Soares é casado, e é natural da cidade de Goiânia. Concluiu o curso de Bacharel em direito em 2006. Especializou-se em Direito Internacional em 2008 e, também, em Processo e Direito Eleitoral em 2010, todos eles pela Universidade Federal de Goiás.
O magistrado já foi servidor da Prefeitura de Goiânia/GO, aluno-cadete do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás em 2004, assistente em administração da Universidade Federal de Goiás com experiência nas assessorias de comunicação social e de assuntos internacionais no ano de 2005.
De 2005 a 2014, foi Técnico Judiciário no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, assumindo, entre outras, as funções de Chefe de Cartório Substituto da 54ª Zona Eleitoral de Goiás, de Assessor Jurídico da Vice-Presidência e Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, de Assessor-Chefe (CJ3), de Titular do Ofício de Justiça da Vice-Presidência e Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, de Coordenador da Comissão de Rezoneamento, de Membro e Representante da Região Centro-Oeste na Comissão de Criação e Extinção das Zonas Eleitorais e Diretor-Geral (CJ-4) do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás.
Entre 2013 e 2014, atuou como Oficial de Gabinete (FC-5) do Gabinete do Desembargador Federal dr. Leomar Amorim e Assessor Jurídico (CJ-2) do Gabinete do Juiz Federal Convocado dr. Alexandre Buck Medrado Sampaio na 8ª Turma Especializada em Matéria Financeira, Tributária e Conselhos Profissionais no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Em 2015, foi Procurador Federal com lotação no Núcleo de Cobranças e Recuperação de Ativos da Procuradoria Federal no Estado de Tocantins.
Na magistratura federal, iniciou a carreira como Juiz Federal Substituto na Subseção Judiciária de Rondonópolis - MT (2015). Em seguida, foi promovido a Juiz Federal na Subseção de Vilhena – RO (2016) e, posteriormente, foi removido para a Subseção Judiciária de Bom Jesus da Lapa – BA (2017).
Importante destacar que, paralelamente às suas atividades nos tribunais, atuou como docente, ministrando aulas nos seguintes ramos do direito: Direito Internacional: Direito Eleitoral; Direito Constitucional Eleitoral; Direito Processual Eleitoral; e Prática Eleitoral na graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Goiás. E por fim, atuou, também, como professor das Escolas Judiciárias Eleitorais de Goiás e da Bahia, na pós-graduação da Escola Paulista de Magistratura e na Escola Baiana de Direito.
Evidencia-se, ainda, que no ano de 2008, o Juiz Federal Leonardo Hernandez Santos Soares produziu o artigo Ação de impugnação de mandato eletivo e o potencial de influência nas eleições, por meio da Revista Verba Legis do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, obra esta, incluída na bibliografia selecionada do TSE sobre ilícitos eleitorais. E em 2009, elaborou o Regimento Interno Comentado do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, pela editora Kelps.
A Seção Judiciária do Amapá alegra-se e lhe dá boas-vindas.
Que Deus o abençoe, nesse novo desafio.