Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

08/10/2015 -

Justiça Federal no Oiapoque aplica multa ao Governador do Amapá para que cumpra obrigações na BR 156

Justiça Federal no Oiapoque aplica multa ao Governador do Amapá para que cumpra obrigações na BR 156

Ao constatar o descaso no cumprimento de obrigações diversas, referentes a obras necessárias ao asfaltamento da BR 156, a Justiça Federal no Oiapoque aplicou multas pessoais ao Governador e ao Secretário de Estado de Transportes do Amapá, Sr. Waldez Góes e Sr. Odival Monterrozo Leite.
As multas são diárias e pessoais (ou seja, não oneram o patrimônio público), no valor de R$ 2.000,00 para cada dia em que perdurar a omissão, para cada um dos gestores, tidos como responsáveis por dar cumprimento às obrigações.
No caso, o Ministério Público Federal apresentou à Justiça uma ação de execução de título extrajudicial, consistente em termo de ajustamento de conduta firmado entre o órgão ministerial e o Estado do Amapá, pelo qual este assumiu diversas obrigações, como a realocação de aldeias, custeamento de treinamentos e reuniões com vistas a assegurar a participação das comunidades tradicionais indígenas nas obras de asfaltamento, entre outras.
Como o cumprimento das obrigações deveria ter sido concluído em 2012, e atualmente se verificou apenas seu cumprimento parcial, fez-se necessária a ação mais enérgica na cobrança por resultados. No âmbito administrativo, a Secretaria de Transportes tentou argumentar que qualquer obrigação a respeito da rodovia seria de responsabilidade da União. Tal tese não convenceu o Juízo de Oiapoque, uma vez que o compromisso foi firmado pelo órgão estadual, ainda que atualmente as obras sejam tocadas pela União, via DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte.
Como é de conhecimento geral, as obras de asfaltamento na BR 156 são um dos mais antigos empreendimentos de infraestrutura em curso no Brasil, remontando à década de 1970. Enquanto perdura longo trecho de barro entre Calçoene e Oiapoque, a população desta cidade ainda sofre com os constantes atolamentos, sobretudo no período do inverno.
Nesse cenário, a ação proposta e acolhida pela Justiça tem em vista assegurar a viabilidade e legalidade das obras por parte da União em mencionado trecho.
Com informações da Subseção Judiciária de Oiapoque.


62 visualizações