Nos dias 24 e 25 do mês de junho, o Núcleo de Conciliação da Seção Judiciária do Amapá, sob a coordenação da Juíza Federal Substituta Lívia Cristina Marques Peres, no que contou com a colaboração da servidora Simone Souto, promoveu a 2ª Semana de Conciliação, obtendo na fase pré-processual 51,42% de acordos referentes a créditos comerciais da Caixa Econômica Federal.
Os percentuais de descontos oferecidos pela CEF foram essenciais para a conciliação, variando conforme o valor e o tempo da dívida. Por outro lado, a ausência de disponibilidade financeira de alguns devedores também foi determinante para a não concretização do acordo entre os interessados.
Digno de nota alguns casos envolvendo empréstimos consignados, onde revelada durante a audiência a inconsistência da cobrança. Para tais, além de ficar pactuada a regularização do contrato, bem como a inibição de todos os meios de cobrança, foi ofertada importância para ressarcimento dos danos morais suportados, tudo sem a judicialização do eventual litígio entre os envolvidos, o que mais uma vez exemplifica a conduta pacificadora adotada, na Seção Judiciária do Amapá, pela CEF, entidade que desde 2011, mediante a celebração de Termo de Cooperação com o NUCON/AP, dispõe-se à conciliação pré-processual nas reclamações contra si apresentadas.
2/7/2013
Diref/SJAP