Na tarde desta terça-feira (28/06) ocorreu uma reunião do Diretor do Foro da Seção Judiciária do Amapá, o Juiz Federal Anselmo Golçalves da Silva, com o superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá, médico Aljerry Rêgo. Essa reunião teve o objetivo estabelecer a cooperação entre as diferentes esferas do poder público em prol de um bem comum: a melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população do Amapá. Também estiveram presentes na reunião o diretor da secretaria administrativa da SJAP, sr. Maurício Pinheiro, o diretor da secretaria da 1ª Vara Federal, sr. Alex Paiva, e o prof. dr. José Carlos Tavares, da Unifap.
Na oportunidade, o superintendente informou a abertura da unidade de saúde está prevista para setembro. No entanto, os serviços hospitalares serão iniciados de forma escalonada, divididas em quatro fases, cada uma com duração de 6 meses, quando serão implementados leitos e especialidades. A expectativa é de que em 2 anos o espaço atenda um total de 212 leitos.
Segundo Aljerry Rêgo, o HU funcionará de forma regulada, sem pronto-atendimento, apenas atenderá os casos encaminhados de outras unidades de saúde. E quando estiver com seu funcionamento pleno, o HU contará com atendimento clínico e cirúrgico – adulto, pediátrico e obstétrico, atendimento ambulatorial em diversas especialidades, alta complexidade em traumato-ortopedia e cardiovascular, assistência especializada em nefrologia e oftalmologia, atendimento obstétrico e serviço de apoio diagnóstico e terapêutico.
Por se tratar de um hospital universitário, também serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades serão implementadas por meio dos programas de residência médica e multiprofissional, estágios, projetos e outras ações complementares da universidade.
Dessa forma, a Seção Judiciária do Amapá segue trabalhando para realizar seus objetivos estratégicos de operacionalizar e impulsionar a formulação de políticas públicas, visando o cumprimento da sua missão de garantir à sociedade amapaense uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva.
Seção de Comunicação Social - Secos
Seção Judiciária do Amapá - SJAP