No dia 3 de agosto, a Seção Judiciária do Amapá (SJAP) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (SEBRAE/AP) deram um importante passo em direção à promoção de ações ambientalmente responsáveis e à construção de uma sociedade mais sustentável e consciente. Em uma cerimônia marcada pelo comprometimento com o meio ambiente, o Juiz Federal Anselmo Gonçalves da Silva, Diretor do Foro da SJAP, juntamente com o Senhor Marcell Houat Harb, Diretor de Administração e Finanças do SEBRAE, e a Senhora Suelem Amoras Távora Furtado, Diretora Técnica do SEBRAE, assinaram um Termo de Compromisso para aquisição e instalação de um Ecoponto permanente de coleta de garrafas PET.
A iniciativa visa fortalecer a política de sustentabilidade da Justiça Federal do Amapá, incentivando magistrados, servidores e a população do entorno do prédio a destinarem corretamente os resíduos de garrafas PET, contribuindo para a reciclagem e o empreendedorismo na região.
O Ecoponto instalado na SJAP consiste em um coletor específico para garrafas PET, cujo material arrecadado será encaminhado a empresas parceiras que utilizam esse tipo de resíduo para a fabricação de vassouras, contribuindo para a economia circular.
Essa iniciativa também está em plena sintonia com a Resolução do CNJ 400/2021, que tem como foco o monitoramento da geração e destinação adequada dos resíduos pelos órgãos judiciários, com o objetivo de estimular a redução da geração de resíduos e promover uma destinação ambientalmente correta.
A parceria entre a Seção Judiciária do Amapá e o Sebrae/AP reforça o compromisso com práticas ambientalmente responsáveis e o desenvolvimento econômico do estado, mostrando que ações conjuntas podem gerar grandes impactos positivos para a sociedade.
Seção Judiciária do Amapá
Seção de Comunicação Social