Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

05/11/2021 -

Seção Judiciária do Amapá realiza evento alusivo ao Dia do Livro e lança primeiro podcast da Seção de Comunicação durante o evento.

Seção Judiciária do Amapá realiza evento alusivo ao Dia do Livro e lança primeiro podcast da Seção de Comunicação durante o evento.

A Seção Judiciária do Amapá, através da Cebib – Central de Biblioteca, realizou no último dia 28/10 palestra com o tema: "O prazer da leitura e da escrita", ministrada pela jornalista, professora, poeta e escritora Alcinéa Cavalcante e conduzida pelo estagiário da Secos, Vinícius Trindade.
Na abertura do evento o diretor da Secretaria Administrativa, Pablo Alves, agradeceu em nome da Direção do Foro a participação da palestrante e fez uma homenagem aos servidores da Seção Judiciária pela passagem do dia do servidor público comemorado no dia 28/10, deixando a seguinte mensagem: “A Justiça Federal do Amapá tem como corpo os seus edifícios e como alma os servidores públicos, que no conjunto representam a vida institucional, e sem a alma o corpo não sobrevive”; em continuidade, ressaltou a importância do evento como forma de rememorar o primeiro contato com a literatura e pelo sentimento ao desbravar o universo literário, deixando o incentivo a todos os servidores para que, através de seus textos técnicos, desenvolvam outros escritos na área literária. Por fim, elogiou e agradeceu a iniciativa da servidora Gilvana Maria Castelo Tourinho Barros, servidora lotada na Cebib, que concebeu, organizou e abrilhantou todo o evento da semana do livro.
Sobre o tema, a palestrante falou que um dos prazeres da leitura é de acabar com a prisão de se estar diante do relógio, trazendo tranquilidade, enfatizando que o incentivo à leitura deve ser de acordo com a idade para evitar que se torne algo forçado ou enfadonho e que para se escrever tem que ter a leitura e ler o que dá prazer.
Alcinéa destacou alguns nomes da literatura amapaense, brasileira e internacional, dizendo que sua inspiração vem do que observa, lembra ou lhe contam, lembrando a frase do escritor brasileiro Manoel de Barros “o olhar do poeta transforma o banal no sublime”.
Em interação com a palestrante os servidores fizeram suas considerações e foi debatido sobre o excesso de informação e a banalização da informação, sobre o assunto o interlocutor lembrou uma frase de um reverendo Anglicano, que diz: “a gente vive numa democracia, então se a gente vive numa democracia, a minha ignorância vale tanto quanto o seu conhecimento”.
No encerramento do evento a palestrante disponibilizou seu site para a divulgação dos trabalhos dos servidores.
Durante a semana em que se realizou o evento foram divulgados os trabalhos literários de alguns servidores, a poesia "Meus livros", de Saulo Ribeiro; "Sobre tudo no lugar", de Teciane Dias; "Pra quê sofrer com despedida", de Marineide Soares e a letra de música “O lugar onde moro”, do servidor Ivo Casimiro.
Também foi lançado o primeiro podcast da Secos na Semana do Livro, uma forma inovadora de aumentar os canais de comunicação na SJAP, tendo como convidada a servidora Teciane Dias, do Setgov, que falou sobre sua experiência literária e compartilhou sua poesia "Sobre tudo no lugar".

Escute o Podcast aqui:

OBS: O áudio só será ouvido após baixar o arquivo


55 visualizações