Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

02/04/2024 - INSTITUCIONAL

2ª turma da Residência de TI é concluída na SJBA

2ª turma da Residência de TI  é concluída na SJBA

Na última terça-feira, 26/03, a 2ª turma de Residência de TI da Seção Judiciária da Bahia teve sua formação concluída com êxito. A Residência de TI, que teve início no ano de 2022, é um projeto da Seção Judiciária da Bahia em parceria com o Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia. Trata-se de um curso de Pós-Graduação lato sensu em projetos de Tecnologia e Inovação para o Judiciário Federal.   

O encerramento da turma foi dirigido pelo diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTEC-SJBA), Álvaro Antônio Brito Reis e pela diretora do Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NUCGE-SJBA), Liliana Kelsch Sarmento, que agradeceram aos pós-graduandos participantes da 2ª turma de Residência de TI pela valorosa contribuição nos projetos transformadores aplicados à Justiça Federal da Bahia.   

O diretor do Foro da SJBA, juiz federal Durval Carneiro Neto, também esteve presente para saudar os residentes e desejar boa sorte e sucesso profissional.   

O trabalho de Residência de TI é gerenciado pelo NUTEC e coordenado pelo NUCGE e nesta 2ª turma entregou alguns projetos inovadores, como por exemplo: geração automatizada da Sinopse de Julgamentos no ambiente de 2º Grau do PJe, Juntada de Requisição de Pagamento de Pequeno Valor e Precatório, projeto Interoperabilidade entre os sistemas AJG e e-Social, apenas citando alguns.  

Ao todo, participaram oito bolsistas selecionados pela UFBA, graduados na área de TI. Além deles, foram pós-graduados dois programadores do quadro da SJBA, ambos do NucGE. A turma teve a tutoria de quatro professores doutores do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Computação da UFBA.  

Um dos principais objetivos da Residência de TI é o desenvolvimento, pesquisa e inovação em soluções de Tecnologia da Informação (TI), visando melhorias nos métodos de trabalho/sistemas informatizados da Justiça Federal e em atendimento ao interesse da Universidade Federal da Bahia na formação de profissionais com alto grau de profissionalização, em nível de pós-graduação.  

Essa matéria está associada ao ODS 4 (Educação de Qualidade), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).


126 visualizações

Veja também