Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

04/04/2024 - INSTITUCIONAL

Servidores da SJBA participam do evento Convergência no Maranhão

Servidores da SJBA participam  do evento Convergência no Maranhão

Servidores da SJBA com o diretor do Foro da SJMA, juiz federal Rubem Lima de Paula Filho

Ocorreu nesta semana, de 1º a 3 de abril, o evento Convergência, realizado pela Rede de Inovação pelo Maranhão (RIMA), o SEBRAE-MA e a Rede Conexão Inovação Pública, na cidade de São Luís/MA. Convergência é um dos maiores encontros presenciais e gratuitos de inovação com foco no setor público brasileiro e está alinhado aos propósitos da Política de Gestão da Inovação do Poder Judiciário (Resolução CNJ nº 395/2021).  

Na ocasião, a Seção Judiciária da Bahia foi representada pela diretora do Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NucGE), Liliana Kelsch Sarmento, o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTEC), Álvaro Antônio Brito Reis e a supervisora da Seção de Apoio à Gestão Estratégica (SEAGE), Claudia Daniel. 

“O Convergência é um dos maiores eventos de Inovação Pública do Brasil. A troca de experiências e o conhecimento adquirido num evento desse só aumenta a nossa atuação na disseminação da cultura de Inovação na SJBA”, declarou a diretora do NucGe, Liliana Kelsch.  

Com a proposta de expandir as experiências e conexões entre as pessoas interessadas nos temas relacionados à inovação no setor público, o Convergência ofereceu mais de 100 atividades, entre palestras e oficinas voltados à aprendizagem para a inovação, apresentando temas como: Gestão da Inovação; Inovação Aberta; Inovação para as Organizações Públicas; Linguagem simples e comunicação; Inovação para Pessoas e Transformação Digital.  

"O Convergência é um dos maiores eventos nacionais de Inovação no Setor Público. Seu objetivo é proporcionar um espaço de trocas de experiências e conexões entre pessoas interessadas em temas sobre inovação nas esferas municipal, estadual e federal. Não se trata apenas de inovação tecnológica, mas inovação de processos de trabalho, de comunicação e de modelagem de pensamento. Destaco duas coisas que achei legal no evento: a linguagem simples, que facilita o entendimento de textos repletos de termos técnicos (muito comuns na Justiça Federal) e de economia comportamental, que propõe formas mais amigáveis de cobrar uma dívida, por exemplo. Usado na Secretaria da Fazenda do Ceará, o projeto "Contribuinte Pai D'égua" incentiva os contribuintes a regularizar suas situações com frases amigáveis e não de cobranças ostensivas”, ressaltou o diretor do NUTEC, Álvaro Reis.  

Essa matéria está associada ao ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). 


79 visualizações

Veja também