Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

07/05/2024 - INSTITUCIONAL

Corpo funcional da JFBA participa da palestra "Você sabe o que é assédio?"

Corpo funcional da JFBA participa  da palestra

Assédio foi o tema central da palestra que ocorreu no início da tarde de ontem, dia 6, via aplicativo Teams, e que contou com a expressiva participação do corpo funcional da Justiça Federal da Bahia (JFBA). O evento, que fez parte da programação especial focada na Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação na Justiça Federal da 1ª Região, foi promovido pela Direção do Foro (DIREF), Secretaria Administrativa (SECAD), Núcleo de Gestão de Pessoas (NUCGP) e Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação da Seção Judiciária da Bahia (CPEAMASD/SJBA).  

Iniciando o evento, o diretor do NUCGP, Fabrício Vampré de Oliveira Côrtes, deu as boas-vindas e saudou todos os presentes, registrando a presença do juiz federal substituto da 9ª Vara/JEF, Tiago Borré, e de servidores e servidoras de outras Seções Judiciárias e do Ministério Público Federal (MPF).  

A abertura oficial do evento ficou a cargo da presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação da Seção Judiciária da Bahia (CPEAMASD/SJBA), juíza federal titular da 1ª Relatoria da 4ª Turma Recursal, Mei Lin Lopes Wu Bandeira, que agradeceu a participação de todos e todas nessa importante atividade que abre a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação na JF1, evento previsto na Resolução n. 351/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).   

Na oportunidade, a presidente da CPEAMASD/SJBA apresentou a Comissão, citou nominalmente os seus membros e falou um pouco sobre a sua atuação. Em especial, agradeceu a presença do palestrante, que aceitou compartilhar um pouco da sua vasta experiência e disseminar informações com vistas à construção de um ambiente mais seguro e saudável. “Esta palestra é muito aguardada e esperada, pois quando o conhecimento se espalha a ação é realmente efetivada”, declarou a presidente da CPEAMASD/SJBA.  

Passada a palavra, a juíza federal substituta da 5ª Vara/JEF e membro integrante da CPEAMASD/SJBA, Roberta Dias do Nascimento Gaudenzi, apresentou as formações e especialidades do palestrante, destacando também a relevância do tema para o corpo funcional da Justiça Federal da Bahia.   

A palestra foi ministrada por Sylvio César Costa de Brito, servidor da Justiça Federal do Maranhão, lotado no Centro Judiciário de Conciliação/SJMA, com atuação no Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) e no Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAV). Ele é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e membro da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação da Seção Judiciária do Maranhão (CPEFAMAS).   

Agradecendo o convite e as palavras de Dra. Mei Lin, o palestrante declarou sua satisfação em participar de uma atividade tão relevante, externando a importância da iniciativa e parabenizando todos os envolvidos na realização do evento.  

Durante a palestra, foram trazidas algumas reflexões do porquê falar do assédio e discutidas temáticas relacionadas às medidas cautelares que podem ser adotadas em caso de assédio, entre outras informações que influenciam no cotidiano laboral.  

Neste sentido, Sylvio Brito definiu o assédio moral e o assédio sexual, exemplificou condutas assediadoras, contextualizou sobre assédio organizacional e mostrou alguns indicadores organizacionais de violência no trabalho. Na sua apresentação, abordou também o que configura assédio sexual, os reflexos e as consequências para as pessoas diretamente envolvidas e divulgou alguns relatórios e dados pertinentes ao tema.  

“O assédio como qualquer outra forma de violência, ele vai se transformando e se adaptando. Precisamos retomar permanentemente a luta contra ele. Não temos descanso no enfretamento e no combate ao assédio porque ele está a todo tempo se transformando. É necessário nos informar e no capacitar para enfrentá-lo da maneira correta. Precisamos dar a resposta institucional e pessoal para esse mal”, ressaltou o servidor e palestrante convidado, Sylvio Brito.  

Ao final da palestra foi aberto um espaço para questionamentos e troca de experiências entre os participantes. Diversos servidores e servidoras manifestaram os seus agradecimentos, via chat.    

● Combate ao assédio também é tema de evento no TRF1 - A Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação na Justiça Federal da 1ª Região começou ontem, dia 6, e se estende até amanhã, dia 8, sempre das 15h às 16h30. Toda a programação do evento acontecerá em formato on-line, via plataforma Teams, com transmissão ao vivo, pelo canal do TRF1 no YouTube. Estão previstas diversas palestras sobre o tema com o objetivo de promover a conscientização e fomentar ações concretas de combate ao assédio e à discriminação. Participe!  

Essa matéria está associada ao ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).


140 visualizações

Veja também