Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

11/04/2024 - INSTITUCIONAL

Servidores da SJBA são convidados a apresentar o projeto Residência de TI no TRT5

Servidores da SJBA são convidados  a apresentar o projeto Residência de TI no TRT5

A convite da Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), na última sexta-feira, 5 de abril, a diretora do Núcleo de Gestão e Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NucGE-SJBA), Liliana Kelsch Sarmento e o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da Seção Judiciária da Bahia (NUTEC-SJBA), Álvaro Antônio Brito Reis, foram apresentar o projeto Residência de TI, projeto de sucesso da SJBA que já formou duas turmas e está rendendo frutos promissores.   

A reunião ocorrida no Gabinete da Presidência do TRT 5 contou com a participação do presidente desembargador Jéferson Muricy, magistrados e servidores do TRT5, além de representantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na pessoa do diretor do Instituto de Computação, Ivan do Carmo Machado e da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Daniela Barreiro Claro.  

Pelo TRT 5, participaram também os juízes Andréa Presas, auxiliar da Presidência; Firmo Leal Neto, coordenador do Subcomitê de Inovação; e Leonardo Jorge, presidente da Amatra-5. Compareceram ainda o secretário-geral, Hélio Eloy Alves Dias Filho; o diretor-geral, Tarcísio Filgueiras; os diretores das Secretarias de Tecnologia da Informação e Comunicação, Erica Rossiter;  de Gestão Estratégica, Márcio Fernando Ribeiro; e da Coordenadoria de Programas Institucionais, Claudia Jorge; e o chefe do Liods-TRT5, Aldemaro Júnior.  

Na apresentação, os diretores da SJBA, Liliana Sarmento e Álvaro Reis, fizeram uma breve contextualização sobre o projeto Residência de TI, explanando sobre seu desenvolvimento, funcionamento, objetivos, resultados alcançados e as experiências obtidas ao longo da formação das duas turmas na Seccional. Importa destacar que, a Residência de TI, iniciada no ano de 2022, é um projeto da Seção Judiciária da Bahia em parceria com o Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia e trata-se de um curso de Pós-Graduação lato sensu em projetos de Tecnologia e Inovação para o Judiciário Federal.  

No encontro, foi discutida proposta para o estabelecimento de uma parceria entre o TRT5 e a UFBA para implementação do projeto Residência de TI, com utilização de mão de obra comum no desenvolvimento de soluções de Tecnologia da Informação no Tribunal.  

Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Indústria) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).


75 visualizações

Veja também