Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

17/03/2023 08:00 -

2ª Turma Recursal retoma pela primeira vez, após dois anos, sustentação oral da advocacia no modo presencial

2ª Turma Recursal retoma pela primeira vez, após dois anos, sustentação oral da advocacia no modo presencial

A sessão ordinária da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federal do Pará e Amapá, realizada nesta terça-feira (14), marcou o retorno da sustentação ordem de advogados no modo presencial. A última vez que isso aconteceu foi em fevereiro de 2020, um pouco antes de a Covid-19 ser declarado uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que forçou a Justiça Federal a funcionar apenas pelo sistema remoto.

A 2ª Turma é um colegiado formado por três magistrados, que apreciam recursos de sentenças proferidas pelos Juizados Especiais Federais (JEFs), cuja competência é de apreciar causas no valor de até 60 salários-mínimos. Na sessão de hoje, atuaram os juízes federais Domingos Daniel Moutinho da Conceição Filho e Leonardo Hernandez Santos Soares (1ª e 3º Relatores), a juíza federal Carina Bastos de Senna (2ª Relatora) e o juiz Paulo Máximo de Castro Cabacinha, nos processos com impedimento.

A Secretaria Única da 1ª e 2ª TRs PA-AP informou que foram julgados 522 processos, dos quais 175 da 2ª Relatoria e 247 da 3ª Relatoria. Houve participação dos advogados, de forma remota e presencial. Em 45 processos, 20 advogados fizeram a sustentação oral, sendo que a advogada Luana Mescouto Salheb Leônidas fez a sustentação oral no modo presencial.

“Acredito que avançamos muito com relação à tecnologia, mas, não podemos esquecer que muita das vezes o contato físico é necessário, até mesmo para sensibilizar os julgadores quanto aos pleitos da advocacia. Acredito que com o início das sustentações orais da forma híbrida será mais uma ferramenta para a classe, que poderá optar em sustentar de forma on-line ou de forma presencial”, avaliou a advogada Luana Leônidas.

1ª Turma - Na manhã desta quarta-feira (15), a 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Pará e Amapá realizou sessão ordinária no formato híbrido, com a presença de estagiárias assistindo presencialmente à sessão. Antes da pandemia, o colegiado se reunia apenas no modo presencial. Nos dois últimos anos, as sessões foram realizadas no telepresencial. Agora, o colegiado passou a adotar a forma híbrida (presencial e telepresencial).

Da sessão participaram os juízes federais Rodrigo Mendes Cerqueira (respondendo pelo acervo da 1ª Relatoria), Thiago Rangel Vinhas (respondendo pelo acervo da 2ª Relatoria) e Paulo Máximo de Castro Cabacinha (3ª Relatoria).

Fotos: Priscila Fogaça/Secretaria 1ª e 2ª TRs PA-AP


31 visualizações