Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

03/05/2006 14:26 -

Prefeitura apresenta projeto a juízes

Prefeitura apresenta projeto a juízes

O secretário municipal de Urbanismo, Luiz Otávio Mota Pereira, fez na manhã desta quarta-feira, 3, uma exposição técnica sobre o projeto de macrodreganagem da bacia da Estrada Nova, que a Prefeitura de Belém denomina de "Projeto Portal da Amazônia", aos juízes federais da Seção Judiciária do Pará. O prefeito Duciomar Costa (na foto acima com magistrados), a secretária municipal de Assuntos Jurídicos, Aline de Nazaré Athaidy de Lima, e procuradores da prefeitura também estiveram presentes à exposição.

O secretário informou que as obras projetadas para a área da Estrada Nova, exigirão investimentos de US$ 125 milhões, dos quais US$ 70 milhões provenientes de empréstimo a ser concedido pelo Banco Mundial (Bird), mas que ainda depende do aval do Tesouro Nacional. Até o final desta semana, segundo Luiz Otávio, o Conselho de Financiamento Externo (Cofiex), vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, discutirá o assunto para deliberar se concede ou não o aval.

A macrodrenagem da bacia da Estrada Nova deverá beneficiar, segundo o secretário de Urbanismo, as populações de dez bairros de Belém, entre os quais Guamá, Jurunas, Cremação, Arsenal, Terra Firme e Batista Campos. O projeto, disse Luiz Otávio, inclui pavimentação asfáltica, recuperação de áreas degradadas e reprogramação urbanística de área da cidade que hoje não tem abertura para o rio Guamá. Além disso, deverá estimular o incremento da atividade turística, gerando emprego e renda.

Luiz Otávio informou aos juízes federais que a primeira etapa da construção da orla do rio Guamá começará pelo Mangal das Garças e deverá alcançar até as imediações da avenida Fernando Guilhon (antiga Conceição), no Jurunas. A expectativa do prefeito é de que as obras nesse trecho, de 2,4 quilômetros, sejam iniciadas ainda este ano.


20 visualizações