Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

17/04/2024 - INSTITUCIONAL

Centro de Conciliação da Justiça Federal realiza primeira etapa de mutirão com 143 processos do programa Minha Casa Minha Vida

Centro de Conciliação da Justiça Federal realiza primeira etapa de mutirão com 143 processos do programa Minha Casa Minha Vida

O Centro Judiciário de Conciliação da Seção Judiciária de Goiás (CEJUC/SJGO) realiza entre os dias 23/4 e 2/5, a primeira etapa das atividades do mutirão de audiências de conciliação sobre as ações que tratam de problemas nas obras de um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida/Casa Verde Amarela. Ao todo, serão analisados 143 processos, em atendimentos virtuais, relativos ao residencial Jardim Cerrado VII, conforme programação definida pela Justiça Federal.   

Nesta etapa, o CEJUC buscará um acordo sobre a realização das perícias nos imóveis, conforme prevê a Resolução 305/2014 do Conselho da Justiça Federal (CJF), que estabelece, sempre que possível e de forma justificada, a realização de prova técnica em bloco, realizadas pelo mesmo profissional, sendo elas na mesma especialidade, de modo que torne menos onerosa a realização da prova. O mutirão contará com a participarão da Caixa Econômica Federal, a ERBE Incorporadora, o Fundo de Arrendamento Residencial e os representantes dos proprietários que questionam os vícios construtivos das moradias.   

As atividades serão coordenadas pelo juiz federal coordenador do CEJUC/SJGO, Alysson Maia Fontenele, que em conjunto com a equipe da unidade, elaborou uma proposta de formulário pericial simplificado, com objetivo de otimizar a avaliação das moradias que constam nos 143 processos que serão analisados. As audiências também preveem a deliberação sobre o valor dos honorários periciais, os responsáveis pelo seu pagamento, a indicação de assistentes técnicos, além da aceitação ou recusa pelas partes do formulário proposto.   

Após etapa de alinhamento das perícias e seus planejamentos de execução, está prevista a elaboração de uma segunda etapa de audiências de conciliação virtuais, que serão realizadas pelo CEJUC/SJGO para tentar acordos entre as partes.     

Texto: Tiago Bênia, com informações do CEJUC/SJGO


Seção de Comunicação Social
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás


234 visualizações

Veja também