O quadro de estagiários da Justiça Federal em Goiás recebeu novos estudantes de Direito, que participaram nesta quinta-feira (1º/2) de uma palestra de ambientação, quando foram apresentadas as competências da Seção Judiciária e as atividades que serão desenvolvidas.
Na abertura, o diretor da Secretaria Administrativa (SECAD), Rogério Magno da Costa, desejou boas-vindas aos estudantes e destacou os desafios de trabalho e aprendizado que a Justiça Federal pode proporcionar. "Vocês vão lidar direto com processos, despachos e decisões, o que vai contribuir para o leque de conhecimentos do Direito", disse o diretor, que salientou, ainda, a relevância da atividade jurisdicional para a sociedade e que, por trás do processos, há pessoas cuja vida pode ser diretamente influenciada pela decisão, como, por exemplo, em pedidos de benefícios previdenciários.
Em seguida, a diretora de Secretaria da 4ª Vara Federal, Fabiana de Melo Santos Oliveira, apresentou algumas características da atuação das Varas Federais a partir das definições dos artigos 106 a 109 da Constituição Federal. Ela também mencionou a receptividade dos magistrados e servidores com os estagiários. "Tenho a certeza de que todos receberão vocês de braços abertos e muito felizes", disse.
Ao final, o Núcleo de Gestão de Pessoas (NUCGP) mostrou os fluxos de gestão que os estagiários deverão executar para registro em sistema e controle de atividades. O diretor Jean Marcos Cabral destacou que essas e demais atividades serão conduzidas com tranquilidade, dado que os estagiários já demonstraram empenho desde o processo seletivo. Em seguida, a supervisora da Seção de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos (SEDER), Cristiane Tavares de Oliveira, falou sobre as ferramentas de registro das atividades e os normativos que conciliam as atividades do curso com as da Seção Judiciária.
Texto e foto: Tiago Bênia
Seção de Comunicação Social
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás