A Justiça Federal da 1ª Região participou da sessão solene de transmissão de cargos e posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO), ocorrida nesta terça-feira (30/4) na Sede do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e que foi transmitida pela internet.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) foi representado pelo desembargador federal Marcelo Velasco Nascimento Albernaz, que foi acompanhado pelo juiz federal diretor do Foro da Seção Judiciária de Goiás, Warney Paulo Nery Araújo. Na solenidade, o desembargador Itaney Francisco Campos empossou o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga e o desembargador Ivo Favaro, respectivamente, nos cargos de presidente e vice-presidente do TRE/GO, esse último cumulado com o cargo de corregedor regional eleitoral no biênio 2024/2026.
Na abertura da solenidade, o desembargador Itaney destacou a trajetória de sua gestão, que lidou com uma eleição polarizada em 2022. “Conseguimos realizar com segurança e presteza o pleito eleitoral, colhendo o sufrágio popular e declarando os candidatos eleitos, contribuindo assim para a sobrevivência da tenra democracia brasileira”, destacou o magistrado.
Já o novo presidente do TRE/GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, apontou o fortalecimento institucional e do diálogo como meta de sua gestão, que deverá ser plural e focada no protagonismo do eleitor. “Agirei no asseguramento da comissão democrática do processo eleitoral, purificando ainda mais a manifestação popular, sem intervenções desnecessárias ou caprichosas, estabelecendo conversação com os protagonistas da disputa eleitoral. O diálogo será franco, aberto, sincero, leal”, disse o desembargador.
Entre as autoridades que também prestigiaram a solenidade estavam o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o presidente do TJGO, Carlos Alberto França; o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; além de diversos representantes e membros dos poderes Judiciário, Executivo, Legislativo, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil.
Texto e fotos: Tiago Bênia
Seção de Comunicação Social
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás