28/06/17 17:53
Na última segunda-feira, 26 de junho, ocorreu a solenidade de abertura dos trabalhos de correição ordinária na Seção Judiciária do Amapá (SJAP), realizada pela Corregedoria Regional da Justiça Federal da Primeira Região (Coger).
O diretor do foro, Walter Henrique Vilela Santos, deu as boas vindas ao Desembargador Federal Souza Prudente, substituto regimental do corregedor regional da Justiça da 1.ª Região, e ao juiz federal Evaldo de Oliveira Fernandes Filho, auxiliar da Corregedoria, destacando as qualificações da equipe designada para auxiliar nos trabalhos da Correição 2017. O magistrado lembrou que o Desembargador Federal exerceu a judicatura nesta SJAP e o juiz federal atuou em Belém – PA, o que lhes garante um “um conhecimento acerca da realidade da Região Norte, com as dificuldades próprias da região” finalizou desejando que os trabalhos da correição ocorram de forma tranquila.
O Juiz Federal João Bosco Soares da Silva, titular da 2ª vara federal da Seção Judiciária do Amapá saudou o Desembargador Federal traçando um perfil socioambiental, com os aspectos naturais, geográficos e culturais do Estado do Amapá.
Em seu pronunciamento, o desembargador federal Souza Prudente destacou o papel dos juízes federais no Brasil, enfatizando a importância do compromisso Pleno com a Justiça: “O juiz deve ser o tutor do direito, não deve ser o matador do direito. Temos o dever com o direito, com a justiça e com a vida”, ponderou.
A Correição prossegue até o dia 30 de julho na sede da Seção Judiciária do Amapá.
À abertura dos trabalhos, também compareceram o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá desembargador Manoel de Brito, o Procurador-chefe da Procuradoria da República no Amapá Everton Pereira Aguiar Araújo, o Procurador-chefe da Procuradoria da União no Amapá Utan Lisboa Galdino, a Coorldenadora dos Juizados Federais no Amapá, juíza federal Lívia Cristina Marques Peres, a Juíza Federal titular da 5ª vara da Seção Judiciária do Amapá/Juizado Especial Federal Célia Regina Ody Bernardes, os juízes federais substitutos Luiz Régis Bomfim Filho e Pedro Alves Dimas Júnior, o Procurador do Município de Macapá Adiel Dinis e o Corregedor da Polícia Federal no Amapa delegado federal Antônio Juenides Viana Santos.
Secos/SJAP