A Seção Judiciária do Amapá (SJAP), por meio do Centro Judiciário de Conciliação (Cejuc/AP) lançou na última segunda-feira (01/10) a campanha Justiça Rosa. A iniciativa visa dar visibilidade e promover ações voltadas à saúde e ao bem-estar das mulheres, reforçando o compromisso da Justiça Federal com a proteção e promoção dos direitos fundamentais, além de fortalecer a conscientização sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama.
A campanha “Justiça Rosa” tem como principal objetivo priorizar a resolução consensual de conflitos que envolvam direitos de interesse das mulheres, principalmente na área da saúde, durante o mês de outubro. Neste período, casos de demandas judiciais que envolvem o acesso a tratamentos, exames, medicamentos e procedimentos essenciais à saúde da mulher receberão uma atenção especial, com vistas a promover a celeridade processual e o atendimento humanizado.
A iniciativa tem a frente o Juiz Federal Jucelio Fleury Neto, coordenador do Centro Judiciário de Conciliação (Cejuc-SJAP) e prevê a realização, durante o mês de outubro, de mutirões de conciliação, com foco em temas de saúde e bem-estar das mulheres, visando solucionar conflitos de forma rápida e eficaz.
O Juiz Federal Jucelio Fleury Neto ressaltou a importância da campanha:
“A Justiça Federal do Amapá reforça seu compromisso em garantir que as demandas que envolvem os direitos das mulheres sejam tratadas com prioridade e sensibilidade[...]. O Outubro Rosa é uma oportunidade de reiterar nossa missão em servir a sociedade com justiça, equidade e eficiência.”
Além dos mutirões de conciliação, a SJAP está promovendo atividades internas voltadas para a conscientização dos servidores e colaboradores, como o projeto “Minuto Saúde” sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do autocuidado, além de parcerias com profissionais da área de saúde para o esclarecimento de dúvidas e a realização de orientações práticas.
A campanha “Justiça Rosa” reafirma o compromisso da Justiça Federal com as causas femininas, engajando magistrados, servidores e a sociedade na luta pela saúde da mulher e pela garantia de seus direitos.
Seção de Comunicação Social
Centro Judiciário de Conciliação
Seção Judiciária do Amapá