Diretores do Foro das 27 seções da Justiça Federal e diretores-gerais dos seis Tribunais Regionais Federais (TRFs), além de gestores das áreas de administração, gestão de pessoas, gestão orçamentária e tecnologia da informação, participaram, em Brasília (DF), do Encontro Nacional das Seções Judiciárias, promovido pelo Conselho da Justiça Federal em seu auditório. O evento começou na quinta-feira (27) e terminou nesta sexta-feira (28).
Da Seção Judiciária do Amapá (SJAP), participaram o diretor do Foro, juiz federal Alex Lamy de Gouvêa; o diretor da Secretaria Administrativa (Secad), Maurício Santana; representando o Núcleo de Gestão de Pessoas (NucGP), Kelen Nobre; representando o Núcleo de Tecnologia da Informação (Nutec), Jimmy Anderson; e representando a Seção de Orçamento e Finanças (Seofi), Wendel Fernandes.
Na abertura do Encontro, o vice-presidente do CJF e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Og Fernandes, destacou a relevância dos assuntos pautados. “Os senhores e as senhoras se traduzem como verdadeiras fontes primárias de informação sobre a administração do Judiciário e, na nossa seara, na Justiça Federal. Sairemos desse encontro mais ricos em conhecimentos, e nos nossos relacionamentos", disse o ministro.
O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal João Batista Moreira, discorreu sobre a atuação da Justiça Federal, junto a outras instituições, para atender a sociedade brasileira. “No evento de hoje teremos a experiência inversa, os senhores estão aqui para dialogarmos e, por isso, cumprimento a todos, principalmente, o Conselho da Justiça Federal, por tomar essa iniciativa muito oportuna”, frisou.
O secretário-geral do CJF, juiz federal Daniel Marchionatti, agradeceu os esforços dos participantes em estarem presentes, em especial aqueles do Rio Grande do Sul (RS) que, mesmo enfrentando dificuldades de deslocamento, compareceram ao evento. “É um privilégio retomar os encontros presenciais, agradeço imensamente a presença de todos e espero que possam desfrutar das boas práticas que serão compartilhadas hoje”, disse o juiz federal.
Conquistas
Durante a programação, foi apresentado um vídeo institucional, produzido pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do Conselho, no qual o secretário-geral e os diretores executivos de Administração e de Gestão de Pessoas (DA) e de Planejamento e de Orçamento (DP) do CJF, respectivamente, Luiz Antônio de Souza Cordeiro e Gustavo Bicalho, discorreram sobre os resultados dos encontros periódicos promovidos pelo Conselho com os TRFs e as Seções Judiciárias, objetivando estreitar a parceria entre os órgãos e aperfeiçoar a gestão na Justiça Federal.
Os trabalhos iniciaram-se com a apresentação de sete boas práticas desenvolvidas nas seis Regiões e no CJF. Os projetos compartilhados, desenvolvidos com vistas a aprimorar a prestação jurisdicional, entre eles “Procedimentos Contábeis”, do TRF1.
Durante o evento, foram discutidos temas relacionados ao novo arcabouço fiscal; melhorias da sistemática de planejamento orçamentário; uniformização das áreas de gestão de segurança da informação e de cibersegurança da Justiça Federal; consolidação das áreas de Tratamento de Dados, Inovação e Inteligência Artificial na estrutura de Tecnologia da Informação; e certidão Unificada da Justiça Federal.
Também foram debatidas questões referentes à recomposição da força de trabalho; automação de fluxos de trabalho (sistemas informatizados); padronização de processos, procedimentos e fluxos; ações de prevenção e tratamento da saúde; e efetividade das ações de capacitação.
Com informações da Ascom do CJF.