As mudanças abrangem aspectos cruciais como transparência, além de recursos de acessibilidade, navegabilidade e um design mais harmonioso, proporcionando uma experiência verdadeiramente aprimorada para os usuários.
Desenvolvido pelo DNA Tecnologia Ltda, o novo portal traz ainda soluções tecnológicas avançadas, principalmente nas áreas de cibersegurança, comunicação, organização, análise e armazenamento de dados.
Confira os principais destaques do novo portal:
- Responsividade – Páginas se ajustam ao tamanho da tela e às características conforme o dispositivo utilizado (celulares, notebooks, tablets e microcomputadores);
- Compartilhamento de Conteúdo – Permite que usuários compartilhem o conteúdo do portal direto nas redes sociais.
- Acessibilidade – Leitura dos textos, libras, contraste, tamanho de fontes, navegação, conforme o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG).
- Layout – Eficiente, rápido, atual, moderno e de alto desempenho.
A administração das páginas do portal será feita de maneira individual por usuários selecionados e autorizados previamente pela administração de cada unidade responsável pela gestão do portal, em cada órgão da Justiça Federal da 1ª Região.
Para a Administração do TRF1, esse passo à frente indica não apenas um salto em termos de tecnologia, mas também um compromisso com a satisfação e a comodidade dos usuários, trazendo uma nova era para a plataforma on-line.
Treinamento para os setores responsáveis – De 7 e 17 de novembro, ocorreu o treinamento de publicadores do novo portal de internet. O curso foi realizado de forma remota, por meio do aplicativo Teams, e conduzido pela DNA Tecnologia Ltda, empresa responsável pelo projeto do novo portal de Internet.
Foram disponibilizadas três turmas, em datas e horário distintos. Cada turma teve 4 dias de treinamento, totalizando uma carga horária de 16 horas. A gravação e o manual foram disponibilizados para consulta dos demais interessados e envolvidos.
Regulamentação – As primeiras discussões para a modernização do portal ocorreram em 2018, vide Portaria Presi 6495128, que instituiu uma comissão destinada a promover a modernização do Portal do TRF1, com prorrogações posteriores.
Em 2021, foi estabelecido, por meio da Portaria Presi 308/2021, o Comitê Permanente de Avaliação e Acompanhamento do Portal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Comap).
Em 2022, a Portaria Presi 286/2022 alterou a composição do Comitê Gestor dos Portais Internet e Intranet do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, instituído pela Portaria Presi 308/2021.
O layout e distribuição dos itens de menu foi proposto pelo Comitê Gestor do Portal, coordenado pelo secretário-geral da Presidência, juiz federal Rodrigo de Godoy Mendes, e aprovado pelo Presidente do Tribunal, José Amilcar Machado.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região