19/10/17 15:03
“Saúde Mental e Práticas meditativas” foi o tema da palestra que ocorreu na tarde desta quarta-feira (18) na Seção Judiciária do Amapá. O evento deu start à programação alusiva à Semana do Servidor na SJAP. Ministrada pelo psicólogo Marcílio Lira – mestre em psicologia cognitiva, a explanação contou com um número expressivo de colaboradores e servidores da instituição.
A prática meditativa foi apresentada a partir do conceito Mindfulness, cuja definição refere-se às experiências do momento presente como foco dos pensamentos. “Como estado psicológico, o Mindfulness é o estado no qual estamos atentos ao presente momento, de forma intelectual e sem julgamento (com aceitação)”.
Segundo o psicólogo Marcílio Lira, nossos sentimentos e emoções sofrem alterações conforme os pensamentos que produzimos. “Geralmente, vivemos ruminando sentimentos passados ou tentamos prever os acontecimentos futuros, o que nos tira do momento presente”. O Mindfulness é o exercício que nos conecta ao momento presente com uma postura de aceitação, “fazendo com que possamos perceber pensamentos, sensações físicas, emoções e eventos no momento em que eles ocorrem, sem reagir de maneira automática e habitual”.
Marcílio Lira falou ainda sobre a Neurobiologia da Meditação, que trata dos efeitos da prática meditativa na saúde física e mental de quem exercita a técnica com regularidade. Além dos benefícios do Mindfulness, o psicólogo expôs a diferença entre a meditação formal e a meditação informal.
Após a explanação conceitual, o palestrante promoveu aos participantes um momento de experimentação da prática meditativa formal, com a aplicação de técnicas, por meio de um áudio, para o exercício mental de direcionamento dos pensamentos.
Ao final, Marcílio Lira compartilhou sugestões de obras, aplicativos ou áudios na internet para o início da meditação.
Minicurrículo: Mestre em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco e graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba.
Atualmente é psicólogo (Analista Judiciário) do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e Presidente do Instituto Amapaense de Pesquisa em Terapia Cognitivo-Comportamental.
É um terapeuta certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, a mais importante associação científico-profissional dessa área no Brasil, da qual também é o atual delegado no estado do Amapá.
Dedica-se, ainda, à publicação das pesquisas que vem desenvolvendo nas áreas de psicologia clínica, cognitiva e social.
O evento foi promovido pela SEBES, NUCRE, SEDER e SECOS, como parte da programação da Semana do Servidor.
Secos/SJAP