Na última segunda-feira, dia 3 de junho, a Seção Judiciária do Amapá (SJAP) realizou, na sede do órgão, a solenidade em comemoração aos 25 anos da seccional. O evento contou com a participação do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Hilton Queiroz, e marcou também um dia de homenagens, apresentação de novos magistrados da SJAP e lançamentos como o do projeto de modernização administrativa das Varas dos Juizados Especiais Federais (JEFs), da galeria virtual e do memorial do órgão.
A mesa de honra foi composta pelo presidente do TRF1; pela desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas, coordenadora dos JEFs da 1ª Região; pelo diretor do foro da SJAP, juiz federal Walter Henrique Vilela Santos; pelo presidente em exercício e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, desembargador Gilberto Pinheiro; pelo representante do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, deputado estadual Paulo Lemos; pelo representante do governador do Amapá, procurador Juliano Avelar, e pelo prefeito do município de Macapá, Clécio Luís Vilhena Vieira.
Durante o encontro, o presidente do TRF1 fez um pronunciamento sobre a seccional, destacando o valor da instituição e a história da Seção Judiciária. Já a desembargadora federal Gilda Sigmaringa apresentou o projeto de modernização administrativa das Varas dos Juizados Especiais Federais (JEFs), cujo lançamento também foi abordado pela juíza federal Lívia Cristina Marques Peres, da SJAP.
E com o objetivo de preservar a história da seccional, a Seção de Biblioteca da Seção Judiciária do Amapá produziu um memorial com fotos que contam o caminho da Justiça Federal amapaense ao longo dos anos, disponibilizando, também, uma galeria virtual com nome e foto de todos os magistrados que passaram pela unidade.
Foi apresentada ainda a logomarca oficial dos 25 anos da Seção Judiciária do Amapá, escolhida por meio de votação eletrônica e que contou com a participação de magistrados e servidores. A logo faz referência ao atual símbolo da Justiça Federal fundido com os principais pontos turísticos da Amapá (Marco Zero e Fortaleza de São José de Macapá) e ostenta as cores da bandeira do estado do Amapá. A imagem também faz referência à balança da Justiça, na qual acolhe de um lado as demandas do JEF e do outro, o Juízo Comum.
Homenagem – Para valorizar o trabalho daqueles que ajudaram a construir a história da seccional, durante a solenidade foram prestadas homenagens a magistrados e servidores que marcaram a trajetória da Justiça Federal, trilhando de forma eficiente na busca da excelência da prestação jurisdicional. Os magistrados federais Anselmo Gonçalves da Silva (decano da SJAP), João Bosco Soares da Silva e Lívia Cristina Marques Peres receberam honraria pelos esforços empreendidos na instalação da sede atual da seccional.
Também foram agraciados com placas os servidores pioneiros, que completaram 25 anos de serviços prestados ao judiciário federal, juntamente com a seccional Amapá. A juíza federal Célia Regina Ody Bernardes entregou a honraria aos servidores homenageados: Augusto Adauto Cardoso Guedes, Célia Meneses Rodrigues, Elismar Pereira da Silva, Eluzai Tenório Soares, Emanuel Vaz Almeida da Silva, Geraldo Magela Rocha, José James Dias Coelho, Maria Beatriz Dias Negrão, Maria Dilce Nascimento Alberto, Maria Zely Ferreira Gomes, Marineide Córdula de Oliveira Soares, Rosangela Dias Castro, Sérgio Roberto Magalhães e Sérvula Maria Rola Soares.
As homenagens se estenderam ainda a diversos colaboradores da Justiça Federal que completaram, até o aniversário da instalação da SJAP, 10 e 20, anos de serviço.
O juiz federal Luiz Régis Bonfim Filho fez a entrega de um bóton de 20 anos de serviços prestados à Justiça Federal aos servidores: André Nascimento de Almeida, Antonio Carlos Brandão Gomes, Elielson Araújo da Cunha, Francisco Cledinei Alves Carneiro, Gilvana Maria Castelo Tourinho de Barros, Isael Maciel dos Reis, José Carlos Silva da Fonseca, Lígia Maria Martins Maciel de Almeida, Lusdenia da Silva Maciel, Raimundo Nonato Ribeiro de Oliveira, Rosa Paulo Soares Alves, Saulo Carneiro Ribeiro e Shirley Peres Hausseler.
Já o juiz federal Pedro Alves Dimas Júnior realizou a entrega do bóton de 10 anos e o diploma pelos 10 anos de serviços prestados à Justiça Federal aos servidores: Ana Simone de Jesus dos Santos, Daniella Cristina Tourinho Kanagusko, Paulo Júnior de Souza de Oliveira, Claudio José Modesto Pinto, Cristiane Matias de Siqueira, Edmilson Franklin Furtado, Normaci Bastos Macedo de Carvalho, Paulo Cesar Costa da Silva, Edielson Araújo da Cunha, Edmilson Ferreira de Almeida, Ilo Costa de Souza, Marcylene Benedita Gonçalves Ribeiro, Priscila Freitas Alves dos Santos, Eudes Silva Cruz, Tereza Andréa Barbosa Lobo, Valéria Silva dos Santos Jaques e Jessé Assunção Baía.
Após a seção solene, o presidente do TRF1 e o diretor do foro da SJAP fizeram o descerramento da placa comemorativa dos 25 anos de instalação da Seccional Amapá.
Em seguida, embalados pela banda de música do Exército, todos cantaram parabéns à SJAP, em torno de um bolo comemorativo, com a logomarca do Jubileu de Prata.
Ao final, foi servido um coffee break aos presentes.
Fonte: ASCOM/TRF1
Com informações da Secos/SJAP