O 5º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), ocorrerá entre os dias 6 e 9 de maio. A edição de 2025 do Enam acontece em Goiânia, com o tema “Memória, Cultura e Diversidade”.
Será realizado no formato presencial, organizado conjuntamente pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça e apoio institucional da Justiça Federal de Goiás.
O CNJ estabeleceu em 2020 a política nacional de gestão da memória institucional para os tribunais brasileiros, instituiu o Enam, e o Dia da Memória do Poder Judiciário, como sendo 10 de maio.
O encontro é organizado desde 2021 e realizado anualmente, de preferência na semana do Dia da Memória do Poder Judiciário. Em 2024 o evento aconteceu em São Paulo, em 2023, em Porto Alegre, em Recife no ano de 2022, e em 2021, em Brasília.
O objetivo é discutir a preservação da história do Judiciário nacional e compartilhar experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país.
O Enam reafirma o compromisso do Poder Judiciário com a preservação da sua história e reforça o papel vital da memória institucional no fortalecimento da democracia e na promoção da transparência.
Mais informações e inscrições, em breve.
Texto: Michelle Martins
Seção de Comunicação Social
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás