O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebe até o dia 20/11 as inscrições para o 4º Prêmio Prioridade Absoluta, que reconhece ações e iniciativas voltadas à promoção, à valorização e ao respeito dos direitos de crianças e jovens.
A premiação irá destacar iniciativas em dois eixos temáticos: Medidas Protetivas e Medidas Socioeducativas. Cada um deles abrange oito categorias, que contemplam diversos atores do sistema de Justiça, dos Poderes Executivo e Legislativo e também da sociedade civil.
Entre as categorias estão, entre outras, “Tribunal”, voltada para práticas desenvolvidas pelas cortes estaduais, federais e superiores, e “Magistratura e Serventia do Judiciário”, destinada a ações de juízes e juízas e servidores.
É permitida a inscrição de mais de uma prática de mesmo autor ou órgão, desde que sejam realizadas em formulários diferentes. No entanto, é vedada a inscrição da mesma prática em mais de uma categoria.
O Prêmio
Instituído pelo CNJ por meio da Resolução n. 355/2020, o Prêmio Prioridade Absoluta visa selecionar, premiar e disseminar ações, projetos ou programas inovadores e eficazes voltados para a promoção, a valorização e o respeito aos direitos das crianças, dos adolescentes e dos jovens.
O objetivo é dar visibilidade às práticas de sucesso que promovem os direitos infantojuvenis, além de proporcionar uma troca de experiências e informações e propor a modernização e a eficiência dessas ações.
Com informações do CNJ
Seção de Comunicação Social
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás