Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

08/10/2024 - INSTITUCIONAL

Agentes de polícia judicial da SJGO realizam teste de aptidão física

Agentes de polícia judicial da SJGO realizam teste de aptidão física

Os agentes de polícia judicial da Seção Judiciária de Goiás foram submetidos ao Teste de Aptidão Física, realizado nesta terça-feira (8/10). A avaliação faz parte do Programa de Reciclagem Anual de Segurança no âmbito do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º Graus, estabelecido pela Resolução Presi 25/2023

Os 22 participantes, com idades entre 38 e 68 anos, também fizeram exames médicos preliminares e foram avaliados em testes de corrida, flexões de braço e abdominais, medidos de acordo com a faixa etária dos servidores. As atividades foram aplicadas pelo agente da Polícia Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10), Carlos Fernando Amorim Júnior, que destacou a boa condição física dos servidores, além de ressaltar a importância de manter as condições físicas e de saúde. “A gente espera que a partir desse teste o pessoal se programe para iniciar a atividade física diária, que é o principal objetivo do teste físico”, afirmou o avaliador. 

O Programa de Reciclagem é uma exigência para que os servidores da área de polícia judicial possam desempenhar suas atividades e receber a Gratificação de Atividade de Segurança (GAS), instituída pela Lei 11416/2006.  


O resultado do TAF também pode ser aproveitado para verificação da aptidão física no Programa de Seleção e Treinamento do Grupo Especial de Segurança (GES) da Justiça Federal, previsto na Portaria Presi 34/2022 e que leva em consideração a necessidade de aprimoramento contínuo dos procedimentos de controle e segurança e a execução de medidas especiais em segurança judiciária, notadamente às relacionadas à proteção de magistrados e servidores em situação de risco.    


O TAF foi aplicado com o apoio do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, que disponibilizou as instalações do 1º Batalhão Bombeiro Militar de Goiânia para as atividades. Elas foram executadas conforme as diretrizes do anexo I da Resolução CJF 704/2021. Todo o processo foi acompanhado pela Seção de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos (SEDER), pela Divisão de Gestão de Pessoas (DIGEP) e pelo Núcleo de Bem Estar Social (NUBES).   

Conteúdos teóricos
Os servidores da área policial da Seção e Subseções Judiciárias de Goiás também passaram por aulas e avaliações teóricas sobre Inteligência Estratégica, Segurança Orgânica e Segurança de Autoridades. O conteúdo foi ministrado em atividades online síncronas e assíncronas, divididas em grupos, com carga horária de 30 horas/aula.   

Texto e foto: Tiago Bênia


Seção de Comunicação Social
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás


289 visualizações

Veja também