Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

20/09/2024 - INSTITUCIONAL

SJGO discute enfrentamento do assédio e da discriminação em evento para o corpo funcional

SJGO discute enfrentamento do assédio e da discriminação em evento para o corpo funcional

A Seção Judiciária de Goiás (SJGO) reuniu magistrados, servidores, estagiários e prestadores de serviço no evento “Diálogos Restaurativos – Vamos falar de assédio?”. Em dois dias de atividades, palestras e oficinas sobre práticas restaurativas, tipos de assédio e discriminação e desafios em lidar com essas questões nas rotinas pessoais e profissionais foram analisadas pelos participantes. As atividades foram realizadas na Sede da Seccional, com transmissão online para as Subseções Judiciárias no interior.

Na abertura ocorrida nesta segunda-feira (16/9), os participantes fizeram uma reunião técnica sobre as linhas de atuação que as comissões de prevenção e enfrentamento dos assédios e da discriminação devem seguir, com base nos normativos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na ocasião, foi ressaltada a importância do assunto integrar as diversas áreas de gestão; e a importância de tratar o tema de forma estratégica e estruturada, com previsão de recursos materiais e de gestão de pessoas. "As unidades precisam ser vasos comunicantes e integrar essas relações, se não a comissão [de enfrentamento ao assédio e discriminação] sozinha não vai dar conta", destacou o instrutor Sylvio César Costa de Brito, servidor da Justiça federal no Maranhão e tutor da Escola de Magistratura Federal da Primeira Região (ESMAF).


Após a reunião técnica, o evento reuniu o corpo funcional da SJGO para duas palestras: uma sobre discriminação, apresentada pela juíza federal Mara Lina Silva do Carmo; e outra com conceitos e definições de práticas restaurativas, quando Sylvio César apresentou exemplos práticos e orientações sobre como abordar o assunto no ambiente de trabalho. A atividade contou com a presença do juiz federal diretor do Foro, Marcos Silva Rosa.


No segundo dia de atividades, servidores, estagiários e prestadores de serviço da SJGO se reuniram com membros da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação (CPEFAMAS) e do Centro Judiciário de Conciliação (CEJUC) para a oficina de círculos de paz. Ao todo, 20 participantes fizeram exercícios de espaço de escuta e diálogo acolhedor, que permitiram um olhar mais humanizado sobre as vivências de cada participante num ambiente horizontal, igualitário e inclusivo.

Na etapa final, ocorrida na terça-feira (17/9), o Auditório Iracele Barros Leite de Castro recebeu uma reunião com gestores e chefes de varas e de unidades administrativas para tratar do roteiro de trabalho sob o enfoque restaurativo. Nesta atividade foram apresentados casos de atuação e conceitos de práticas restaurativas e comunicação não-violenta, com o objetivo de abordar práticas de gestão humanizada do trabalho e reforçar ações harmoniosas e de resolução pacífica dos conflitos, com foco em prevenir e enfrentar situações de violência psicológica, assédio e discriminação na Seccional.


O evento “Diálogos Restaurativos – Vamos falar de assédio?” foi uma realização da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação (CPEFAMAS/GO), e teve o apoio da Escola de Magistratura Federal da Primeira Região (ESMAF) e do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás (Sinjufego).


Seção de Comunicação Social
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás


215 visualizações

Veja também