De janeiro a abril de 2016, a quantidade de processos julgados pela 11ª Vara da Seção Judiciária do Pará, especializada em Juizado Especial Federal (JEF), foi o dobro do número de processos novos distribuídos no período. De acordo com informações da Secretaria da unidade, até o dia 15 de abril, a vara recebeu 1.183 novas demandas e já foram proferidas 2.420 sentenças.
A vara, em oito meses, conseguiu reduzir o acervo de processos em mais de 30%, como consequência do empenho da equipe em fazer o processo durar o menor tempo possível, possibilitando a entrega da prestação jurisdicional com mais eficácia.
Sob a titularidade do juiz federal Caio Castagine Marinho, a 11ª Vara realizou, no período de um ano (abril de 2015 a abril de 2016), 2.959 audiências, circunstância que permitiu a redução do tempo de espera para realização da audiência de 12 meses para cerca de 60 dias.
Segundo a Secretaria da Vara, o esforço para enxugar a pauta de audiências foi essencial para reduzir o tempo de tramitação processual, nos processos de segurado especial. A agilização da tramitação do processo em secretaria tem permitido que, em alguns casos, a duração do processo entre a distribuição e expedição de RPV não seja superior a 5 meses.
A diretora de Secretaria, Gislianne de Souza Couto Raffaela, ressaltou que a vara permanece com o quadro de servidores incompleto e os resultados obtidos refletem a união e o empenho da equipe. “O esforço e a dedicação da equipe são validados pelos bons resultados encontrados, mesmo com as dificuldades que precisamos enfrentar”, afirmou a diretora.
Segundo o magistrado titular da vara, “o objetivo das mudanças implementadas nesse último ano de trabalho foi a regularização do trâmite processual, tendo como meta a maior eficiência dos atos processuais. Todas as conquistas obtidas representam o resultado da concretização desse objetivo. A constante preocupação com a capacitação dos colaboradores dos mais diversos setores da vara (servidores, estagiários, terceirizados, conciliadores e voluntários), juntamente com o comprometimento de cada um, tem sido fator essencial para garantia da melhora da qualidade da resposta do Poder Judiciário às demandas apresentadas à 11ª Vara Federal da Seção Judiciária do Pará.”