O tenente-coronel aviador André Maurício Schneider, diretor do Campo de Provas Brigadeiro Velloso, juntamente com outros três militares da Aeronáutica, estiveram na Subseção Judiciária de Santarém, nesta quarta-feira (19), para uma apresentação sobre a missão atribuída e atividades desenvolvidas no Comando da Aeronáutica - Campo de Provas Brigadeiro Velloso.
Na ocasião, foi entregue ao juiz federal Domingos Daniel Moutinho da Conceição Filho, diretor da Subseção e titular da 1ª Vara, diploma de agradecimento pela recepção e oportunidade concedida ao Campo de Provas Brigadeiro Velloso pela visita oficial e apresentação à Justiça Federal. (Na foto, o magistrado entre o tenente-coronel e o juiz federal Érico Rodrigo Freitas Pinheiro, titular da 2ª Vara ).
O Campo de Provas Brigadeiro Velloso é uma base da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada na Serra do Cachimbo, no município de Novo Progresso (PA), com área de 21,6 mil km² e perímetro de 653 km, sendo comparável, em tamanho, ao estado de Sergipe. Fica localizado bem próximo à BR-163 (Rodovia Cuiabá-Santarém), com entrada à altura do Km 16,9.
A unidade foi criada com o objetivo principal de servir de base de apoio para a operação de aeronaves no tráfego de ligação entre as regiões Norte e Sudeste, pelo interior. Anteriormente, o trajeto só podia ser realizado de maneira segura seguindo pelo litoral, em um percurso muito mais longo. A inauguração oficial foi em 20 de janeiro de 1954, com a presença do presidente Getúlio Vargas e do ministro da Aeronáutica, Nero Moura.