Agilidade na tramitação de processos administrativos, transparência, interatividade fácil, segurança e economia de material - sobretudo papel – na Justiça Federal no Pará são as principais vantagens apontadas por servidores e magistrados após os primeiros 12 meses de operacionalização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em todo o âmbito do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Desenvolvido e implantado primeiramente a partir de 2009, no TRF da 4ª Região, com sede em Porto Alegre (RS), o SEI entrou em funcionamento no final do ano passado na 1ª Região, que abrange as seções do Pará e demais Estados da Região Norte, além de Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Goiás, Minas Gerais, Salvador e Distrito Federal.
As Seções Judiciárias do Pará e do Maranhão foram as duas em que o SEI primeiramente começou a funcionar, a partir de 6 de outubro de 2014. Para marcar este primeiro ano de operacionalização do sistema, o TRF1 preparou campanha comemorativa que inclui a divulgação de banner slide na página do SEI, postagens em redes sociais, divulgação de cartazes nas seccionais e subseções judiciárias, papel de parede disponibilizado nas áreas de trabalho de computadores e a veiculação de vídeo com depoimentos de usuários sobre a melhoria no desempenho de suas rotinas após a implantação do sistema.
A diretora do Foro em exercício da Seccional, juíza federal Lucyana Said Daibes Pereira, ressalta que o SEI representou um avanço considerável para a melhoria da eficácia das rotinas de trabalho, principalmente no que se refere à rapidez nos procedimentos e na racionalização no uso de material de expediente. “Considero importante no SEI a diminuição de custo e tempo, a interação entre os diversos setores da Seção Judiciária, inclusive os da área jurisdicional, e a possibilidade de acompanhamento dos processos pela parte interessada. Tivemos, em resumo, uma grande modernização no setor administrativo”, complementou a magistrada.
Compartilhamento - O diretor do Núcleo de Recursos Humanos (Nucre) e gestor do SEI na Justiça Federal no Pará, Élber de Almeida Siqueira, destacou que a grande inovação do sistema é o compartilhamento do conhecimento por meio absolutamente eletrônico. “Como todo o procedimento é virtual, tornou-se completamente dispensável a necessidade da utilização de papel. Além disso, alcançamos, em todos os núcleos e seções administrativas, além das varas, uma drástica redução no tempo despendido para realização das atividades administrativas, melhorando consideravelmente a organização dos fluxos de trabalho”, constata Élber.
Supervisor da Seção de Bem-Estar Social (Sebes), que concentra centenas de processos relativos ao atendimento de associados e credenciados do Pro-Social, o plano de saúde dos servidores da Justiça Federal na 1ª Região, Ronaldo Trindade recorre a três palavras para definir o SEI: segurança, economia e integração. “Nos dias de hoje, celulares, tablets e outros gadgets são largamente utilizados nas comunicações das redes sociais, troca de arquivos, transações bancárias etc. As ferramentas do mundo digital, portanto, não representam novidade para grande parte da população. Desta forma, a excelente iniciativa da Administração do Tribunal em implantar o sistema não encontrou resistência significativa entre magistrados e servidores”, afirma Trindade.
Para o supervisor da Sebes, o SEI “agregou valor na execução das tarefas diárias, aumentando a segurança, pois não ficamos mais receosos sobre a guarda e trâmite de documentos e processos. Também trouxe economia significativa, visto que houve grande redução no uso de material de expediente, tais como o papel e insumos de impressão. E, finalmente, proporcionou maior integração entre os diversos setores da área administrativa, ao tornar efetiva a operação de processos on-line, possibilitando até mesmo a execução de tarefas fora do local de trabalho”.