O cônsul honorário da França no Pará, Sérgio Galvão, e a diretora da Aliança Francesa, Justine Delefortrie, visitaram a Seção Judiciária, na tarde desta quarta-feria (11), especialmente para convidar a Justiça Federal para os festejos dos 50 anos da instituição em Belém. O cinquentenário será comemorado em meio a uma programação a ser desenvolvida nos dias 16 de 17 de setembro.
Sérgio Galvão e Justine Delefortrie foram recebidos pela juíza federal Carina Senna, diretora do Foro da Seção Judiciária, que esteve acompanhada dos juízes federais Sérgio Wolney de Oliveira Batista Guedes (10ª Vara), Jorge Ferraz de Oliveira Júnior (5ª Vara), Alcioni Escobar da Costa Avim (2ª relatora da 1ª Turma Recursal do Pará e Amapá) e Camila Martins Tonello (11ª Vara).
Os festejos do cinquentenário da Aliança Francesa serão abertos, no dia 16, com um coquetel que terá a presença do embaixador da França no Brasil, M. Michel Miraillet. No dia seguinte, será apresentada no Theatro da Paz uma noite musical francesa, com obras de Pierre Thilloy, Maurice Ravel e Georges Bizet, interpretadas pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, sob a regência do maestro Miguel Campos e participação do solista percussionista Frédéric Macarez.
A diretora do Foro, Carina Senna, agradeceu o convite formulado pela Aliança Francesa e disse que a Justiça Federal no Pará sente-se honrada pela distinção de ter sido convidada para participar de uma data história para a Aliança Francesa, o braço cultural da representação da França no estado do Pará.
Movimento internacional criado em 21 de julho de 1883, a Aliança Francesa tem como missão ensinar língua francesa no mundo, organizar manifestações culturais, reunir no exterior os amigos da França e promover o conhecimento e o gosto pela cultura francesa e as culturas francófonas.
No Brasil, a Aliança Francesa foi fundada no Rio de Janeiro em 1885 e atualmente está presente em mais de 21 capitais, com 40 associações e 10 centros correspondentes, coordenada pela Delegação Geral, que fica no Rio de Janeiro. Em Belém, nasceu no final dos anos 50 e teve seu estatuto oficialmente reconhecido pela Aliança Francesa de Paris em 1969.