A Justiça Federal no Pará arrecadou 523,45 quilos de alimentos não perecíveis durante a programação do “Arraial Solidário”, a festa junina que reuniu na noite de sexta-feira (26), no estacionamento do edifício-sede, magistrados e servidores e seus familiares, além de funcionários da empresas terceirizadas que prestam serviços à Seção Judiciária.
A festa junina, uma iniciativa da Diretoria do Foro, coordenada pelo Comitê de Qualidade de Vida no Trabalho, contou com o apoio da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer) e de vários outros patrocinadores e foi a primeira realizada na Seção Judiciária do Pará que procurou motivar os servidores de todas as varas e unidades a engajar-se numa ação solidária. Os alimentos arrecadados vão ser doados a uma instituição beneficente de Belém que será oportunamente anunciada.
A 9ª Vara Federal foi a que mais arrecadou: 134 quilos. Vieram a seguir a 11ª Vara, com 117 quilos; o Núcleo Administrativo (Nucad), com 101 quilos; 4ª Vara - 78,7 quilos; 5ª Vara - 51,65 quilos; 12ª Vara - 23,34 quilos; 10ª Vara - 8,88 quilos; 3ª Vara - 4,8 quilos; 1ª e 7ª Varas, com 2 quilos cada, e 2ª Vara - 1,9 quilo
Como premiação por ter sido a unidade que mais arrecadou, a 9ª Vara ganhou cinco vauchers, ofertados por uma empresa de turismo que promove passeios ao entardecer pela orla de Belém. O diretor do Foro da Seção Judiciária do Pará, Arthur Pinheiro Chaves, ressaltou que, independentemente do volume de alimentos arrecadados em cada unidade, o mais importante foi a participação de magistrados e servidores na ação solidária.
Ato solidário - “A intenção da realização da festa foi a de reunir o caráter cultural dos festejos juninos com a possibilidade de realização de ato solidário, criando-se clima de alegre competição e ao mesmo tempo união entre as unidades da Seção, Varas e Administrativo. O objetivo foi alcançado e o resultado foi uma festa em que juízes, servidores e familiares puderam se divertir, desfrutando de uma noite de alegria, ao mesmo tempo em que saíram recompensados com a prática de ato caridoso. Seguiu-se o ensinamento segundo o qual: ‘o nosso amor não deve ser somente de palavras e conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações’ (1 João 3:18). A meia tonelada de alimentos arrecadada e a ser doada a instituição de caridade é a concretização deste sentimento que se criou no agradável evento. Aos valorosos servidores, manifesto minha gratidão, em especial aos lotados na Diref, que não pouparam esforços para organizar festa impecável, à Vara que se sagrou vencedora na manifestação de caridade, 9ª Vara, às demais varas que manifestaram empenho louvável e ao NUCAD, bem como aos nossos parceiros neste evento, entre os quais a CEF e a Ajufer. Estou certo de que todos saíram satisfeitos. Fica a semente para ulteriores ocasiões, que espero se renovem e se tornem tradição de congregação na Seção Judiciária do Pará”, disse o magistrado.
Durante a festa junina, foram distribuídos vários brindes ofertados pelos patrocinadores e houve a apresentação de grupos folclóricos e quadrilha. Barracas montadas no próprio estacionamento do edifício-sede da Seção Judiciária venderam comidas típicas da época.
Além da Ajufer, o “Arraial Solidário” contou com colaboração da Caixa Econômica Federal, através da agência sediada nas próprias dependências da Seção Judiciária do Pará. Participaram ainda, como patrocinadores, as seguintes empresas: Onodera Estética, Valeverde Turismo, Companhia Paulista de Pizza, Biorritmo Academia, Boi D’Ouro Churrascaria e Pizzaria, Personale Farmácia Artesanal, Feira dos Caramelos, Sobrancelhas Design, Picanha & Cia., Pizza Loca, Esmalteria Empório Chique, Barbearia Belém, Studio K, Eti Marriqueti Doces e Salgados, Traquinarte - Espaço Infantil de Arte e Cooperjus (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores do Poder Judiciário Federal e Ministério Público da União no Estado do Pará).