Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

16/12/2019 14:00 -

Bazar, campanha de solidariedade e adesão ao Papai Noel dos Correios marcam o final de ano na Seção Judiciária

Bazar, campanha de solidariedade e adesão ao Papai Noel dos Correios marcam o final de ano na Seção Judiciária

Magistrados, servidores e estagiários da Seção Judiciária do Pará desenvolvem desde o final de novembro ações programadas especialmente para este período de festas natalinas. As iniciativas incluem uma campanha solidária em favor de terceirizados recentemente desligados, distribuição de presentes a cerca de 50 crianças carentes residentes em Belém e uma feira natalina que abriu espaço para a exposição de produtos artesanais.

O bazar, realizado no hall do auditório da Seção Judiciária, de 18 a 22 de novembro, foi coordenado pelo Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar (Probem), com o objetivo de incentivar a cultura, além de promover e comercializar produtos ligados à festa natalina no Pará e ao cotidiano do povo amazônico.

Além dos tradicionais arranjos natalinos, presentes e kits de Natal, a feira contou com a participação de servidores (inclusive aposentados) e artesãos de produtos confeccionados em madeira, cerâmica, balata, trançados em fibras, cuias e outras fontes, além de joias produzidas com materiais e design regionais, todos vinculados a motivos natalinos.

Durante uma semana, de 9 a 13 de dezembro, o Probem também organizou uma campanha em toda a Seccional, para arrecadar doações que serão destinadas integralmente a sete colaboradores de empresas terceirizadas que prestam serviços à Justiça Federal e foram desligados recentemente, em decorrência da limitação de despesas orçamentárias impostas pela Emenda Constitucional nº 95, em vigor desde 1916.

Cartinhas - Na 5ª e 9ª Varas, as servidoras Kristiane Medina Vaz Geraldo e Alessandra Seabra Soares tomaram a iniciativa de distribuir, entre colegas das respectivas unidades em que estão lotadas, cerca de 50 cartinhas remetidas por crianças carentes aos Correios, que há 30 anos desenvolve nacionalmente a campanha no período de Natal. Neste ano, os Correios devem disponibilizar 800 mil cartas para adoção. Nas duas últimas campanhas, 1,2 milhão de cartinhas foram adotadas em todo o País.

“Aqui na 5ª Vara, começamos a participar do Papai Noel dos Correios há sete anos. É sempre muito gratificante reunir os colegas e integrá-los nesse momento tão marcante na vida da gente, sobretudo quando nos dispomos a contribuir para fazer o Natal dessas crianças e suas famílias ser mais alegre. Nos próximos anos, pretendemos divulgar melhor essa iniciativa para integrarmos mais setores da Justiça Federal”, diz Kristiane Vaz Geraldo.

“Este já é o terceiro ano que concretizamos essa iniciativa aqui na 9ª vara, pois em 2017 o nosso colega Marcos Vinicius Martins foi quem recolheu as cartas e as distribuiu aos servidores. Trazemos as cartinhas e cada colega fica à vontade para escolher uma delas, adotando a criança que pretende que será a sua presenteada. Temos pedidos de todo tipo, inclusive muitos que não se referem a brinquedos, mas a uma cesta básica para passar o Natal, um sapato ou material escolar. É muito comovente participarmos desse mutirão de solidariedade”, reforça Alessandra Soares.

O diretor do Núcleo de Recursos Humanos (Nucre) e coordenador do Probem, Ednilson de Jesus Silva, ressalta que iniciativas como a da feira natalina, da campanha para ajudar os terceirizados e da distribuição de presentes a crianças carentes representam iniciativas que estimulam a solidariedade. “Gostaria de expressar os agradecimentos do Probem a todos os que participaram, contribuindo de forma concreta para fazer com que o Natal seja uma oportunidade para estimularmos o sentido da partilha, ajudando sobretudo os que mais precisam”, afirma Ednilson.


27 visualizações