Magistrados, servidores, estagiários e terceirizados, além de seus respectivos dependentes, foram imunizados nesta sexta-feira (24) contra o agente viral H1N1-CEPA 2022. As vacinas foram aplicadas das 9h às 14h, no auditório da Seção Judiciária do Pará, por uma equipe de quatro técnicas de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que disponibilizou 300 doses do imunizante à Justiça Federal.
A campanha foi viabilizada pela Diretoria do Foro, com o apoio da Secretaria Administrativa (Secad), do Núcleo de Administração de Serviços Gerais (Nuasg), da Seção de Serviços Gerais (Seseg), Seção de Segurança, Vigilância e Transporte (Sevit) e do Núcleo de Bem-Estar Social (Nubes).
Pandemia - “Essa ação de saúde, reunindo magistrados e todos os colaboradores da Justiça Federal, deve ser ressaltada por ser a primeira neste período em que a pandemia, muito embora não tenha sido ainda completamente eliminada, está afetando as pessoas de forma bem menos agressiva que nos dois anos anteriores. Por isso, a Seção Judiciária agradece mais uma vez o apoio da Sesma e de suas técnicas de enfermagem que estiveram conosco durante mais esta campanha”, disse o diretor do Nubes, João Ronaldo Nascimento da Trindade.
A servidora Michelle Holanda, do Nubes, foi a responsável pela coordenação da campanha. A equipe da Secretaria de Saúde de Saúde de Belém destacada para atuar na campanha de vacinação foi supervisionada por Maria de Lourdes de Sousa e integrada por Pamella Victória Silva de Oliveira, Mary Assunção e Darlene Abreu.
A campanha anterior, que imunizou contra o agente viral H1N1-CEPA 2020 e contra o sarampo e tríplice viral, foi realizada em junho de 2020, poucos meses após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar as infecções pelo coronavírus Covid-19 como uma pandemia. Em 2021, também foi realizada uma campanha de vacinação contra a gripe. Em fevereiro deste ano, a Justiça Federal, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), realizou durante dois dias uma testagem para detecção de Covid-19.