Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

01/04/2016 16:00 -

Canecas vão substituir copos descartáveis em toda a Justiça Federal no Pará

Canecas vão substituir copos descartáveis em toda a Justiça Federal no Pará

A Seção Judiciária do Pará começa a distribuir, nesta primeira semana de abril, cerca de 2 mil canecas de porcelana para serem usadas no ambiente de trabalho por magistrados e servidores que atuam em Belém e nas Subseções Judiciárias de Santarém, Marabá, Altamira, Castanhal, Tucuruí, Paragominas, Redenção e Itaituba.

A distribuição das canecas, que trazem inscrito o brasão da Justiça Federal, integra o Projeto "Descarte o Descartável", uma iniciativa da Diretoria do Foro inserida como uma das ações do Plano de Logística Sustentável da Seção Judiciária do Pará (PLS-JFPA), que prevê reduzir o consumo de papel e copos descartáveis, além de manter o consumo atual de água mineral até o ano de 2020.

A entrega simbólica da caneca foi feita nesta sexta-feira (01) pelo diretor do Foro da Seccional, juiz federal Arthur Pinheiro Chaves, ao diretor da Secretaria Administrativa (Secad), Odival Quaresma Filho, representando todos os servidores da Justiça Federal no Estado.

"A utilização das canecas vai reduzir sobremaneira, senão praticamente abolir, o uso de copos descartáveis, contribuindo dessa forma para otimizar recursos que estão cada vez mais escassos, neste momento de severas restrições orçamentárias", observou o juiz federal Arthur Chaves.

Novas rotinas - O diretor Odival Quaresma Filho ressaltou que, além da redução de custos, decorrente da substituição de material descartável, como os copos plásticos, por um produto bem mais durável, a distribuição das canecas também contempla o objetivo de estimular magistrados e servidores a adotarem, na medida do possível, novas rotinas que contribuam para a preservação do meio ambiente.

O Plano de Logística Sustentável da Seção Judiciária do Pará (PLS-JFPA) foi aprovado através da Portaria SJ Diref 75, assinada pela Diretoria do Foro, e vincula-se ao Planejamento Estratégico da Justiça Federal da 1ª Região (Planej 2015-2020), instituído pela Resolução Presi 29/2014.

A Diretoria do Foro destaca que os 57 indicadores relacionados no Plano de Ação Socioambiental do PLS-JFPA "são de caráter obrigatório". Caberá aos gestores das unidades da Seção Judiciária e Subseções vinculadas buscarem os meios necessários para sua aferição e lançamento dos dados no sistema a ser disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Três grupos executivos, formados por servidores de várias seções da Seccional do Pará, ficarão encarregados de propor atualizações e monitorar os planos de ação do PLS-JFPA em questões que envolvem água e esgoto, energia, combustíveis, obras e serviços de engenharia, equipamentos, redes de comunicação telefônica e de dados, internet, manutenções técnicas e serviços de processamento de dados, entre outros. Também serão contempladas ações nas áreas de saúde ocupacional, assistência à saúde, comunicação e divulgação institucional e capacitação de pessoas, todas relacionadas à qualidade de vida no trabalho.


88 visualizações