Dados referentes a segurança, auditoria e preservação do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos da Justiça Federal (MoReq-Jus) já estão disponibilizados pelo Conselho da Justiça Federal e podem ser acessados pelo Portal da Justiça Federal.
Aprovado pela Resolução nº 7/2008 do CJF, o MoReq-Jus disciplinou a obrigatoriedade da sua utilização no desenvolvimento de novos sistemas informatizados para as atividades judiciárias e administrativas, no âmbito do CJF e da Justiça Federal.
Sua adoção, segundo o Conselho, garante a uniformização da produção, tramitação, guarda, destinação, armazenamento, preservação, recuperação, arquivamento e recebimento de processos e de outros documentos digitais, não-digitais ou híbridos geridos pelos sistemas informatizados da Justiça Federal.
Os interessados em enviar sugestões devem preencher o formulário disponível no site, no item “Consultas”, até 6 de março deste ano. O objetivo do modelo é orientar a gestão de documentos digitais e não digitais e fornecer especificações técnicas e funcionais, além de metadados, para aquisição e desenvolvimento de sistemas informatizados de gestão de documentos no âmbito da Justiça Federal de primeiro e segundo graus.