Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

21/07/2009 15:42 -

Comissão subsidiará CJF na instalação de varas federais

Comissão subsidiará CJF na instalação de varas federais

Uma comissão de juízes, constituída através de portaria assinada pelo presidente da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer), Moacir Ferreira Ramos, fará estudos que vão subsidiar o Conselho da Justiça Federal (CJF) para a instalação das novas 230 varas.

Em junho passado, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 5.829/2005 de autoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que cria 230 novas varas federais para a interiorização da Justiça em todo o País. Emendas incorporadas ao texto determinam que a localização das novas unidades deverá levar em conta critérios técnicos objetivos que identifiquem a necessidade da presença da Justiça Federal na localidade.

A matéria, em seguida, foi enviada à apreciação do Senado Federal. No início deste mês, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa, ou seja, que dispensa a manifestação do plenário, aprovou o projeto de criação das varas, que nesta semana seguiu para sanção do presidente da República.

Os estudos que serão feitos pelos magistrados levarão em consideração as peculiaridades e carências dos 13 estados - entre os quais o Pará - que compõem a 1ª Região, além do Distrito Federal. Em seu artigo 1º, parágrafo primeiro, o projeto de lei aprovado pela CCJ do Senado prevê que a localização das novas varas dependerá de critérios a serem estabelecidos pelo CJF. “Daí a importância e a oportunidade da colaboração dos juízes federais, fornecendo subsídios voltados para a melhor e mais justa distribuição e localização das novas varas.”, ressaltou o presidente da Ajufer, Moacir Ferreira Ramos.

Fazem parte da comissão o desembargador federal Reynaldo Soares da Fonseca (TRF) e os juízes federais Arthur Pinheiro Chaves, da Seção Judiciária do Pará, Klaus Kuschel (SJ/MG), Márcio Luiz Coelho de Freitas (SJ/AM) e Nazareno César Moreira Reis (SJ/PI). O presidente é o juiz federal Carlos Eduardo Castro Martins (SJ/BA). O grupo tem o prazo de 30 dias para a conclusão dos seus trabalhos. O resultado dos estudos deverá ser encaminhado ao CJF, ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


18 visualizações