Três servidores do Pará e 19 de outros Estados que integram a 1ª Região participaram nesta quarta-feira, 2, em Brasília, de treinamento para o processo de inscrição e realização do 12º Concurso Público para provimento de cargos de juiz federal substituto da 1ª Região.
O certame (veja o edital, o programa das provas e o regulamento) tem sua primeira prova marcada para setembro e se destina ao preenchimento de 58 vagas em seções e subseções judiciárias da área de jurisdição do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que abrange toda a região Norte, o Distrito Federal e os Estados do Maranhão, Goiás, Piauí, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso.
Do Pará, participaram do treinamento no TRF os servidores Márcia Moutinho Parry, supervisora da Seção de Apoio da Diretoria do Foro em Belém; Sinara Gerla Queiroz de Almeida Guimarães, diretora de Secretaria da Subseção de Santarém, e João Itaguary Milhomem Costa, supervisor da Seção de Apoio Administrativo da Secretaria da Subseção de Marabá. Eles representaram os três municípios do Estado onde os candidatos poderão se inscrever para o processo seletivo, no período de 14 de agosto a 8 de setembro. Os telefones disponíveis para contatos são 0xx91-3299-6209 (Belém), 0xx93-3523-2520 (Santarém) e 0xx94-3324-2486/3324-2496/3324-2899 (Marabá).
O treinamento destinou-se a oferecer orientações e sanar dúvidas sobre o sistema de informática Conjufes, desenvolvido pela analista judiciária Raquel Regis Azevedo de Carvalho e que será usado durante as etapas do concurso. O secretário da Comissão Examinadora, Marcos Aurélio Lustosa, explicou que o Conjufes é ferramenta essencial no desenvolvimento do concurso até o encerramento.
A primeira prova escrita do processo seletivo está marcada para 24 de setembro. A segunda e a terceira, também escritas, estão agendadas respectivamente para os dias 4 e 5 de novembro. A inscrição definitiva foi marcada para o período 14 a 23 de fevereiro de 2007. A partir de 23 de abril do próximo, serão realizadas as provas oral e de títulos.