O desembargador Milton Augusto de Brito Nobre, na condição de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reuniu-se na manhã desta quarta-feira (18) com juízes federais da Seção Judiciária do Pará, para discutir sobre a Semana Nacional da Conciliação, que será realizada no período de 7 a 11 de dezembro.
Do encontro participaram a diretora em exercício da Justiça Federal no Pará, juíza federal Hind Ghassan Kayath (titular da 2ª Vara), e os juízes federais Edison Moreira Grillo Júnior (1ª Vara), Ruy Dias de Souza Filho (substituto da 2ª Vara), Rubens Rollo D’Oliveira (3ª Vara), Wellington Cláudio Pinho de Castro (4ª Vara) e Daniel Santos Rocha Sobral (7ªVara).
Os magistrados federais expuseram ao conselheiro, durante o encontro, as iniciativas que vêm sendo adotadas no âmbito do Juizado Especial Federal – que aprecia causas no valor de até 60 salários-mínimos - e do projeto de conciliação que acelera o julgamento de processos relativos ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
Milton Nobre deverá acompanhar todas as atividades que serão desenvolvidas pela Seção Judiciária durante a Semana da Conciliação e aproveitou para manifestar, na reunião com os juízes, seu apoio à necessidade de criação de mais varas na Seção Judiciária do Pará, que apresenta um dos maiores índices de carência de varas, segundo levantamento divulgado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF).
Coordenada pelo próprio CNJ, a Semana da Conciliação deste ano tem o slogan “Conciliação. Com ela todo mundo ganha. Ganha o cidadão. Ganha a Justiça. Ganha o País". O objetivo da campanha deste ano é incentivar o cidadão a participar e realizar acordos amigáveis, sempre homologados por magistrados.
Nos últimos três anos, segundo informação do Conselho Nacional de Justiça, mais de 300 mil acordos foram efetuados em mobilizações nacionais. Em 2006, foi realizado o primeiro mutirão no dia 8 de dezembro, em que foi promovido o Dia Nacional pela Conciliação. No ano seguinte, houve a Semana Nacional pela Conciliação, de 3 a 8 de dezembro. Em dezembro do ano passado, a Semana Nacional foi realizada no período de 1º a 5 do mês.