Conselho Nacional de Justiça dá posse a novo corregedor
O ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assume nesta segunda-feira o cargo de corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nomeado pelo presidente Luiz Inácio da Silva, ele substitui o ministro Cesar Asfor Rocha, que deixou o CNJ e na semana passada assumiu a presidência do STJ.
O novo corregedor vinha ocupando, desde maio de 2007, o cargo de coordenador-geral da Justiça Federal. Em pouco mais de um ano de mandato, Gilson Dipp, segundo informações do STJ, dinamizou os procedimentos de trabalho do CJF, estimulou o intercâmbio e a troca de experiências com instituições parceiras e intensificou o combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro.
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gilson Dipp é gaúcho de Passo Fundo. Começou como advogado em 1968 e foi nomeado juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região em 1989. Foi membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral de 1991 a 1993 e titular de 1995 a 1997. No biênio 1993/1995, exerceu a Presidência do TRF da 4ª Região. Integra o STJ desde 1998, tendo presidido a Quinta Turma e a Terceira Seção do Tribunal.
O Conselho Nacional de Justiça, criado pela Emenda Constitucional 45, tem a função de prestar contas à sociedade dos atos financeiros e administrativos da Justiça brasileira. Outra de suas atribuições é o combate à morosidade do Judiciário. Entre as atividades a serem desenvolvidas, estão as de congregar esforços dos tribunais para aprimoramento de magistrados, de melhorar a estrutura judiciária, além de criar banco de idéias permanente em busca de soluções que agilizem a prestação jurisdicional em todo o País.