Servidores da Justiça Federal que trabalham mais diretamente no atendimento ao público participam no auditório da Secional, de um curso de capacitação para que possam atuar de forma preventiva e saibam como reagir para solucionar conflitos. O evento, que começou na última segunda-feira, termina na próxima sexta, dia 16, e também é destinado aos responsáveis pela segurança institucional para atuarem em situações mais complexas.
Coordenado pela Seção de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Seder), vinculado ao Núcleo de Recursos Humanos (Nucre) da Seção Judiciária do Pará, o curso tem a participação de alguns funcionários da Justiça Federal no Tocantins e está sendo ministro por Marcelo Tito Costa de Brito. Servidor da Seccional de Roraima, ele é pós-graduado em Gestão de Segurança Corporativa e bacharel em Ciências Contábeis, com dez anos de experiência em atividades de segurança judiciária.
O curso, intitulado “Técnicas de Atendimento e Desconstrução de conflitos para Servidores e Segurança Institucional”, aborda questões como os fatores que provocam conflitos, comunicação assertiva, linguagem corporal e sua utilização na desconstrução do conflito, além dos princípios da Programação Neurolinguística (PNL), que prevê a possibilidade de mudar (reprogramar) os comportamentos. Para os agentes de segurança que participam, o evento inclui simulações de situações reais.
“Todos os nossos setores estão vinculados no atendimento ao público. Nesse sentido, o curso foi muito importante, porque pudemos aprender, através de vídeos e dinâmicas, como enfrentar certas situações em que devem ser usadas técnicas corretas para desconstruir os conflitos ou mesmo preveni-los”, diz Anízia Suely de Jesus, diretora do Núcleo Judiciário (Nucju), ao qual está vinculada a Seção de Protocolo, que atende centenas de pessoas, inclusive advogados que vêm diariamente à Justiça Federal para protocolar suas petições.