A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargadora federal Assusete Magalhães, indicou o desembargador federal Daniel Paes Ribeiro para representar o TRF na programação religiosa de 4 de outubro vindouro, quando a Seção Judiciária receberá pela primeira vez, em 40 anos, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em suas instalações.
O magistrado, que é natural do Piauí, fez toda a sua carreira na Seção Judiciária do Pará, após ingressar na Justiça Federal por concurso público, em fevereiro de 1987. Daniel foi diretor do Foro por várias vezes e exerceu a titularidade da 4ª Vara durante vários anos, até chegar por merecimento, em fevereiro de 2001, ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Na semana passada, foram definidos os nomes de dois servidores que vão integrar a comissão de recepção à imagem peregrina da Virgem de Nazaré, quando chegar ao estacionamento da Seccional. Por sorteio, foram escolhidos Ruth Pereira de Oliveira, da 5ª Vara, e Augusto Cezar Repolho Pimentel, da 8ª. Eles representarão as varas. A comissão será integrada ainda pelo desembargador Daniel Paes Ribeiro, representando o TRF; pelo diretor do Foro, Daniel Santos Rocha Sobral, representando a Seccional; pelo diretor da Secretaria Administrativa (Secad), José Luiz Miranda Rodrigues, que vai representar todo o setor administrativo da Seção Judiciária.
O presidente da comissão que organiza a recepção, Felipe Bastos Guimarães, informou que, quando a imagem peregrina chegar, às 15 horas do dia 4, não será necessário que os servidores desçam até o estacionamento. “Quem quiser, poderá assistir à entrada da imagem de Nossa Senhora de Nazaré das janelas do prédio. E assim que a imagem entrar, poderão imediatamente se dirigir ao auditório, onde será celebrada a missa”, explicou Felipe.
A imagem peregrina, segundo o presidente da comissão organizadora, vai ser recebida no portão de entrada do edifício e será saudada, pela Banda da Polícia Militar do Estado, com o toque oficial com que são normalmente recebidos os governadores de Estado. Em seguida, a banda executará o “Virgem de Nazaré” - um dos hinos mais conhecidos do Círio -, durante o percurso da imagem peregrina até o hall do auditório. Nesse local, haverá uma rápida parada: o tenor Francisco Campos cantará a “Ave Maria”, de Schubert. Daí, a imagem vai até o auditório, para o início da missa a ser celebrada pelo frei Juraci Estevam, da paróquia de Santo Antonio de Lisboa.
Leia mais: