Os desembargadores federais Jirair Aram Meguerian e Antônio Sávio de Oliveira Chaves, corregedor-geral da Justiça Federal da 1ª Região e coordenador dos Juizados Especiais Federais na mesma área – que inclui toda a região Norte, mais sete Estados e o Distrito Federal –, ouviram na manhã desta quinta-feira uma exposição do general-de-divisão Jeannot Jansen da Silva Filho, comandante da 8ª Região Militar, sobre as ações do Exército na Amazônia.
Durante a visita - que também contou com a presença do juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral, vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do Pará -, o general discorreu sobre a estrutura do Exército para atuar sobretudo nos Estados do Pará e Amapá e abordou questões relacionadas às atividades operacionais da tropa numa área de fronteiras extensas como a Amazônia.
Acompanhados do tenente-coronel Edson Rodrigues Schneider, comandante do 2º Batalhão de Infantaria de Selva, e de outros oficiais da 8ª Região Militar, os magistrados percorreram parte das instalações do 2º BIS, que abriga espécies da fauna amazônica, e conheceram materiais e equipamentos que os militares utilizam em suas incursões na selva.
Os desembargadores Jirair Meguerian e Antônio Sávio, que estão no Pará desde a semana passada, conduzindo trabalhos de correição ordinária, destacaram que ter um conhecimento mais aprofundado sobre as ações do Exército na Amazônia é proveitoso para a Justiça Federal, que também enfrenta desafios para atuar numa região de dimensões continentais.
Ministério Público - Na última quarta-feira, 28, o corregedor-geral, acompanhados dos juízes federais Alexandre Franco, diretor do Foro, e Lincoln Rodrigues de Faria, em auxílio à Coger, foram recebidos no Ministério Público Federal, em Belém, pelo procurador-chefe, Felício Pontes Júnior, e demais procuradores da República. Durante o encontro, magistrados e integrantes do MPF discutiram questões relacionadas a procedimentos processuais e trataram de temas comuns à Justiça Federal e ao Ministério Público.
Além de Felício Pontes Júnior, receberam os magistrados da Justiça Federal o procurador regional da República José Augusto Torres Potiguar e os procuradores da República Ubiratan Cazetta, Alexandre Silva Soares, Ana Paula Carneiro Silva e Rafael Ribeiro Rayol.