O diretor do Foro da Seção Judiciária do Pará, juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral, anunciou nesta quinta-feira, 13, a programação da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à Justiça Federal, marcada para as 15h do próximo dia 4 de outubro, e o lançamento da Campanha "Solidariedade é Vida", que a partir desta segunda-feira, 17, vai arrecadar gêneros alimentícios não perecíveis e material escolar que serão doados a instituições beneficentes.
A programação religiosa e a campanha de solidariedade integram a série de eventos que marcam os 40 anos da Seção Judiciária, transcorridos em abril passado. "A Justiça Federal no Pará pretende tornar setembro e outubro meses especiais de solidariedade e fé, valores tão esquecidos nestes tempos marcados pela indiferença e pelo individualismo" afirma o diretor do Foro na mensagem (ouça aqui o áudio) em que pede a todos apóiem a iniciativa em favor da população carente e convida para que participem da missa a ser celebrada no dia 4 de outubro, no auditório da Seção Judiciária.
Presidente da comissão que organiza a visitação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré e a campanha de solidariedade, o servidor Felipe Bastos Guimarães ressaltou que a programação religiosa e a doação de gêneros alimentícios pretendem integrar servidores, magistrados, empregados que prestam serviços terceirizados à Justiça e quem mais se disponha a ser solidário. Da comissão participam ainda os servidores Sílvia Mary Cardoso, Helena Demétrio Gaia, Esmeralda França de Souza, Conceição Coutinho, Jehud Alves da Silva, Lauriano Pinto dos Anjos e André Araújo.
Segundo Felipe, a visitação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré acontece pela primeira vez, em 40 anos de funcionamento da Justiça Federal no Estado e foi acertada com a Diretoria do Círio de Nazaré em junho passado (veja aqui). A imagem chegará ao prédio da Justiça às 15h do dia 4, uma quinta-feira, e será recebida por uma comissão de quatro pessoas. A saudação ficará a cargo da banda de música da Polícia Militar do Pará.
Felipe informou que ainda do lado de fora do prédio, na área do estacionamento, a imagem da Virgem de Nazaré será homenageada com uma chuva de papel picado, enquanto o tenor Francisco Campos canta "Ave Maria", de Schubert. Em seguida, começará a missa, que será celebrada no auditório pelo frei Juraci Estevam, paróco da igreja de Santo Antônio de Lisboa, em Batista Campos, com o acompanhamento de um coral de crianças atendidas pelo Projeto Cururu e dos cantores Rodrigo Valdez e Beth Valdez. Na saída da imagem do edifício da Justiça Federal, a servidora Helena Gaiá cantará a “Ave Maria”, de Gounold.
A Campanha "Solidariedade é Vida", acrescentou Felipe, poderá ter a adesão não apenas de servidores e magistrados, como de qualquer pessoa que freqüentemente inclui a Justiça em seu roteiro de atividades no dia-a-dia, como é o caso de advogados. Os gêneros alimentícios não perecíveis e o material escolar poderão ser entregues na Seção de Serviços Gerais (Seseg), situada no segundo andar da Seção Judiciária. O presidente da comissão organizadora informou que os dois eventos têm o apoio do Sindicato de Servidores da Justiça Federal (Sindjuf).