As oito subseções da Justiça Federal em funcionamento no interior do Pará, nos municípios de Santarém, Marabá, Altamira, Castanhal, Redenção, Paragominas, Tucuruí e Itaituba, receberão, durante todo este mês de março, a visita do diretor do Foro da Seção Judiciária, juiz federal José Airton de Aguiar Portela.
A viagem tem o objetivo de ampliar e reforçar os canais institucionais entre a Diretoria do Foro (Diref) e as Subseções Judiciárias vinculadas. “A visita pessoal que faremos será uma oportunidade de levantarmos e verificarmos in loco, com maior precisão, as eventuais necessidades de ordem material visando a obtenção de recursos orçamentários para a execução de serviços e aquisição de materiais, conforme o caso”, explica o juiz Airton Portela, que viajará acompanhado do diretor da Secretaria Administrativa (Secad), José Luiz Miranda Rodrigues.
Programação - A visita protocolar começará a partir de segunda-feira (14) pelo município de Castanhal, na região nordeste do Pará, e em seguida Paragominas. No dia 15, os diretores do Foro e da Secad chegarão a Marabá e posteriormente viajam a Redenção (16). No dia 18, será visitada a Vara de Tucuruí, depois Santarém (21) e Itaituba (23). A programação se encerrará com a visita à Justiça Federal em Altamira, no dia 24 de março.
O diretor José Luiz Rodrigues informou que a visita protocolar estava planejada inicialmente para ser efetivada em 2020, primeiro ano de mandato do atual diretor do Foro, mas precisou ser adiada em decorrência da eclosão da pandemia causada pelo novo coronavírus Covid-19, situação que obrigou, inclusive, toda a Justiça Federal na 1ª Região (Pará e mais 12 estados, além do Distrito Federal) a trabalhar em regime de plantão extraordinário, ou seja, praticamente apenas em sistema remoto.