A Secretaria de Recursos Humanos (Secre) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região informou que a Fundação Carlos Chagas foi a instituição escolhida para elaborar e aplicar as provas do 4º Concurso Público para provimento de cargos do TRF e da Justiça Federal da 1ª Região.
Ainda não há data para a realização do certame. Segundo a Secre, uma prévia do edital já foi concluída e deverá ser encaminhada à Fundação Carlos Chagas, que fará a análise e revisão dos critérios que o compõem. A previsão, complementa a Secretaria, é de que até o final deste mês seja firmado o contrato entre o TRF e a Fundação. Depois disso é que será publicado o edital do concurso.
O processo seletivo se destinará ao preenchimento de cargos na sede do Tribunal, em Brasília, e nas seções judiciárias que integram a 1ª Região, entre elas a do Pará, além das seccionais do Distrito Federal e de mais 12 Estados: Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Piauí.
No Pará, a Justiça Federal está presente em Belém e nos municípios de Santarém, Marabá, Altamira e Castanhal. A validade do último concurso público promovido pelo TRF-1ª Região terminou no dia 17 de abril deste ano, mas, em relação aos cargos de técnico judiciário da área administrativa e de analista judiciário, especialidade execução de mandados, finalizou no mês de junho, por ter havido atraso na homologação do concurso para esses cargos.