O Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 1ª Região (CGesTI-JF1), integrado por gestores do Tribunal e das Seções Judiciárias do Pará e mais 12 estados e o Distrito Federal, discutiu assuntos relacionados a projetos e ações em andamento, incluindo medidas locais que têm sido tomadas com relação à pandemia do Covid-19.
Alguns dos integrantes do CGesTI-JF1 também pertencem aos comitês locais de respostas à crise e têm colaborado no estabelecimento de um plano de ação para retorno gradual às atividades presenciais. Após a aprovação do Modelo Estruturante de Governança da Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 1ª Região – MGoTI-JF1, que se encontra na Presidência do TRF1 para institucionalização, passarão a fazer do comitê também integrantes de subseções judiciárias.
Durante a reunião, realizada no dia 10 de julho, foram abordados temas como a descentralização das atividades de criação de usuários na “nuvem” para as Seccionais, com o objetivo de tornar mais ágil e efetivo o cadastramento de novos usuários pelas seções e subseções judiciárias. Também discutiu-se o workshop a ser ministrado pelo Tribunal sobre o sistema eSosti, que apresentou muitas melhorias, e as informações acerca da descentralização de recursos para aquisição dos escâneres.
“A reunião foi das mais produtivas, uma vez que podemos tratar de assuntos relevantes para enfrentamento e adaptação nestes tempos de pandemia e expor as incertezas que temos vivido. A Secretaria de Tecnologia da Informação do TRF1 demonstrou mais uma vez a disposição de ouvir as informáticas das seccionais e envolvê-las nos processos decisórios, bem como promover a integração como o Tribunal e entre as seccionais”, disse o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (Nutec) da Justiça Federal no Pará, Ewerton da Costa Vaz.
Os encontros do CGesTI-JF1 são realizados mensalmente e fazem parte do planejamento da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) para a aproximação das equipes de TI dos Tribunais e das Seccionais.
Com informações da Ascom do TRF da 1ª Região