Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

12/06/2006 13:46 -

JEF fará cerca de mil audiências em Vigia

JEF fará cerca de mil audiências em Vigia

Quatro magistrados do Juizado Especial Federal (JEF) da Seção Judiciária do Pará presidirão desta segunda-feira, 12, ao dia 28 de junho, cerca de mil audiências no município de Vigia, a 82 quilômetros de Belém, na região do Salgado. Participarão quatro procuradores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dez servidores atuarão no trabalho de apoio às audiências, que marcarão o encerramento da sexta ação itinerante do JEF e serão realizadas no ginásio de esportes Atenas Paraense, situado na PA-140.

As audiências serão presididas pelos juízes Daniel Santos Rocha Sobral, coordenador do JEF, Lucyana Said Daibes Pereira, George Ribeiro da Silva e Wellington Cláudio Pinho de Castro. Eles poderão, eventualmente, até fazer as chamadas inspeções judiciais, durante as quais os magistrados se deslocam a vilarejos ou comunidades em que as partes residem para verificar pessoalmente determinada situação.

O supervisor da Atermação do JEF, Arnaldo Sales, informou que esta é a terceira e última fase do Itinerante que tem a Vigia como sede, mas que também atendeu moradores de São Caetano de Odivelas, Colares, São Antonio do Tauá, vilas de pescadores e colônias de lavradores. A primeira fase, em fevereiro, foi a de divulgação. Na segunda etapa de 6 a 10 de março, foram feitas apenas atermações, foram atendidas 2.342 pessoas, a maioria trabalhadores da roça e da pesca artesanal, que pleiteavam aposentadorias, auxílio doença, salário maternidade e benefício assistencial.

O Juizado também deslocou peritos médicos e assistentes sociais para atendimento das pessoas para emitirem laudos sobre a incapacidade ou capacidade laboral dos que pretendiam auxílio doença ou aposentadoria por invalidez, ou sobre a renda per capita dos que pediram o benefício assistencial.

A próxima ação itinerante da Justiça Federal, segundo Arnaldo, está marcada para os dias 7 a 11 de agosto e 20 de novembro a 8 de dezembro, em Tomé-Açu. Neste município, o Juizado pretende atender uma grande demanda reprimida de lavradores que têm dificuldades de deslocamento até Belém. Na região, não existe posto de atendimento do INSS.


23 visualizações